Cidade

ETAR da Mealhada vai ficar como nova em 2018

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-02-2017

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o lançamento do concurso para a ampliação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Mealhada. A obra ascende a 2,7 milhões de euros.

PUBLICIDADE

ETAR

Esta é uma obra fundamental para a melhoria do tratamento dos esgotos e consequentemente para a melhoria da massa de água do rio Cértima. A atual ETAR, inaugurada em 1989, foi dimensionada para um universo de povoações com 9664 habitantes, mas que atualmente têm uma população de 17659 habitantes aos quais acresce a carga orgânica industrial. As povoações atualmente servidas pela ETAR são Carqueijo, Casal Comba, Lendiosa, Mala, Pedrulha, Quintas da Mala, Silvã e Vimieira (freguesia de Casal Comba), Barrô, Buçaco, Lameira de Sta. Eufémia, Lameira de S. Pedro, Luso (freguesia do Luso), Cardal, Mealhada, Reconco, S. Romão, Sernadelo, Antes, Arinhos, Póvoa do Garção, Ventosa do Bairro e Barregão (União de Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes), Canedo e Pampilhosa (freguesia de Pampilhosa), Lameira do Outeiro, Lameira de S. Geraldo, Pego Peixe, Quinta do Vale, Quinta de Valongo, Travasso e Vacariça; Sta Cristina (freguesia da Vacariça).

PUBLICIDADE

O preço base do concurso público é de 2,7 milhões de euros e o prazo para execução da empreitada é de 420 dias.

Esta intervenção permitirá duplicar a capacidade de tratamento, passando dos 90 litros por segundo para os 180 litros por segundo. A empreitada inclui trabalhos de movimentos de terras, demolições, fundações e estruturas em betão, bem como equipamentos mecânicos e eletromecânicos, equipamentos e sistemas da ETAR, seja de águas e esgotos domésticos, seja de águas pluviais e eletricidade. Engloba ainda os acessos e arruamentos interiores e exteriores da ETAR, que ocupa uma área de cerca de 0.55 hectares e se localiza na margem esquerda da ribeira da Vacariça, afluente do rio Cértima.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE