Coimbra

Estudantes e fisioterapeutas preocupados com falta de avanços na criação de Ordem

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-04-2019

Estudantes de fisioterapia e jovens fisioterapeutas estão preocupados com a falta de avanços no processo de criação desta Ordem profissional, iniciado em 2017, e temem que este se encontre “na gaveta”.

PUBLICIDADE

 

No domingo, estes estudantes e jovens profissionais promoveram uma caminhada de sensibilização a favor da Ordem dos Fisioterapeutas na Figueira da Foz, na qual participaram cerca de 250 pessoas.

“Parece que o processo está na gaveta. Não sabemos se está ou não, mas nos últimos meses tem havido pouca informação”, afirmou à agência Lusa Afonso Neutel, aluno do quarto ano de fisioterapia, que participou na iniciativa.

PUBLICIDADE

publicidade

Os estudantes consideram que a existência de uma Ordem dos Fisioterapeutas “tem grande importância para a sociedade atual, pois permitirá assegurar ao cidadão uma maior acessibilidade, qualidade e proximidade nos cuidados prestados”, bem como “a regulação adequada daquela que é a terceira maior profissão de saúde do país”.

Os projetos de lei para criação da Ordem dos Fisioterapeutas, promovidos pelo CDS/PP e pelo PS, foram aprovados na generalidade em outubro de 2017 e, desde então, o assunto tem estado em discussão na 10.ª Comissão de Trabalho e Segurança Social, no grupo de trabalho referente às ordens profissionais.

PUBLICIDADE

Segundo Afonso Neutel, os avanços têm sido muitos lentos, parecendo mesmo que o processo legislativo se encontra parado, deixando preocupados os estudantes de fisioterapia.

“Nós queremos ter uma ordem profissional e queremos ver este processo resolvido. Acreditamos que a resolução do processo pode ser favorável, mas há uns meses que não há novidades”, lamentou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE