Desporto

Estudantes de Coimbra saem de Braga com um canudo

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 25-10-2013

Sporting de Braga 0 – Académica  de Coimbra 1. Golo de Fernando Alexandre aos 4 minutos. 

PUBLICIDADE

A Académica venceu hoje o Sporting de Braga por 1-0, com um golo de Fernando Alexandre, antigo jogador “arsenalista”, e agudizou a crise da equipa bracarense, que somou a terceira derrota seguida na Liga de futebol.

O único golo da partida surgiu logo aos quatro minutos, com Fernando Alexandre a aproveitar uma má saída de Eduardo, após um canto da esquerda, e a cabecear sem apelo.

PUBLICIDADE

publicidade

A equipa bracarense refletiu hoje em campo a turbulência vivida durante a semana por causa da dúvida na continuidade de António Salvador na liderança do clube e fez uma exibição nervosa e sem ideias, perante uma Académica que nem precisou de fazer uma grande partida para vencer.

No final, além de muitos assobios vindos das bancadas para os adeptos, viram-se muitos lenços brancos para Jesualdo Ferreira.

PUBLICIDADE

A turma de Coimbra interrompeu um ciclo negativo na Liga, com duas derrotas e um empate nos últimos três jogos, e sai dos últimos lugares da tabela, conseguindo ainda vencer em casa do Braga 46 anos depois.

Com Tomás Dabó e Rafa como titulares e Alan e Éder no banco (entrariam mais tarde), o Braga entrou praticamente a perder com o golo de Fernando Alexandre, mas nos restantes 90 (descontos incluídos) foi incapaz de dar a volta à situação.

Na primeira parte, a reação do Braga surgiu pelos pés de Rafa, com duas excelentes iniciativas individuais, aos 12 e 14 minutos. No mesmo minuto 14, Edinho não aproveitou um deslize de João Real no coração da área e rematou contra o guarda-redes academista.

A turma de Coimbra, ainda assim, ia criando alguns “sustos”, como quando aos 37 minutos um remate traiçoeiro de Rafael Oliveira obrigou Eduardo a uma defesa de recurso.

Jesualdo Ferreira tinha que fazer alguma coisa, mas não arriscou, trocando apenas de ponta-de-lança, Edinho por Éder, e logo no primeiro minuto da segunda parte o internacional português ficou a centímetros do golo, após excelente centro de Pardo da direita.

O Braga pressionou bastante nessa fase, dispôs de inúmeros cantos e, na sequência de um deles, Nuno André Coelho obrigou Ricardo a uma excelente defesa (55), mas não marcou e com o desenrolar da partida perdeu “gás” e caiu no mesmo jogo lento e entediante que provocou a irritação dos adeptos.

Declarações dos treinadores do Sporting de Braga e da Académica, após o jogo da oitava jornada da I Liga de futebol, hoje disputado em Braga e que os de Coimbra venceram (1-0):

Jesualdo Ferreira (treinador do Sporting de Braga): “O que faltou? Faltaram golos. Entrámos mal no jogo e a partir daí foi ataque constante, muitas vezes não tão bem jogado, mas compreende-se a ansiedade dos jogadores. Fizemos de tudo para ganhar, tivemos condições para isso, mas hoje voltámos a falhar muito e acabámos por ser penalizados.

A Académica fez o jogo que mais lhe dava jeito e defendeu-se muito bem, mas criámos ocasiões suficientes para evitar a derrota e até para ganhar.

[Sobre a insatisfação dos adeptos] Não estamos contentes, os adeptos também não, é natural. É bom não esquecer que há três semanas éramos segundos classificados, já fizemos exibições de boa qualidade, os jogadores não desaprenderam, é apenas uma fase má que começou com o Sporting.

Os jogadores reagiram muito emocionalmente a essa derrota e não fomos capazes de ultrapassar esse problema mental.

[Sérgio Conceição disse que a Académica foi menosprezada] Ouviu outras declarações de certeza. Eu respondi ao que me perguntaram sobre a Académica.

A notícia da recandidatura de António Salvador é positiva. Se a exibição foi o reflexo da semana conturbada? Não vou fazer essa ligação, não acho que explique o que se passou”.

Sérgio Conceição (treinador da Académica): “Ao contrário de outros jogos entrámos bem na partida, concentrados no que devíamos fazer. Em termos de organização defensiva a equipa foi perfeita.

Hoje, tivemos a felicidade de ganhar, penso que é uma vitória merecida pelo trabalho e ambição dos meus jogadores.

Marcar cedo foi importante, tivemos 86 minutos mais os descontos para defender a vantagem e podíamos ter feito mais um golo na parte final.

Dá alguma tranquilidade, vamos cumprir os objetivos a que nos propusemos, a manutenção e ir o mais longe possível nas taças da Liga e de Portugal.

Ricardo fez uma grande exibição? Até parece que fomos massacrados. Ele está entre os três melhores guarda-redes portugueses.

Se calhar não deram o devido valor à equipa da Académica, li a antevisão da partida por parte do Braga e falou-se mais se o presidente se recandidatava ou não, do Olhanense e do sorteio da Taça de Portugal e esqueceram-se do jogo de hoje”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE