Coimbra

Estudantes de Coimbra em protesto: carne de vaca, não! Greve climática, sim!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-09-2019
 
 
A Associação Académica de Coimbra (AAC) convocou uma greve climática estudantil, em Coimbra, a realizar no dia 27 de Setembro, com concentração às 17:00 no Jardim Botânico. A AAC deixa, igualmente, críticas ao lobby da carne de vaca.
 
No dia de ontem, os estudantes de Coimbra associaram-se à Universidade de Coimbra no desígnio de se tornar a primeira Academia Portuguesa neutra em carbono. Daniel Azenha, Presidente da Associação Académica de Coimbra, aproveitou o momento para anunciar a convocação de uma manifestação enquadrada na greve climática estudantil mundial dos próximos dias 20 a 27 de Setembro.
 
“A medida de terminar com o consumo de carne de vaca nas cantinas da Universidade de Coimbra é um passo importante para passarmos uma mensagem clara dos malefícios que a indústria provoca no meio-ambiente. Ainda a semana passada, a Universidade de Cambridge emitiu um estudo sobre a aplicação desta mesma medida nas suas cantinas e ficou provado o corte em cerca de 10% nas emissões de carbono”, refere Daniel Azenha.
 
A AAC diz que a  manifestação terá a adesão de todas as comunidades estudantis de Coimbra, desde a Universidade de Coimbra até às diferentes escolas públicas.
 
“Ao contrário dos comunicados lançados pelas organizações produtoras de carne de vaca, a comunidade estudantil está unida nesta luta e ficou tremendamente satisfeita pelo passo corajoso e vanguardista dado pela Universidade de Coimbra. Sentimos que o poder económico ligado à carne de vaca está a tentar pressionar contra a medida, por puras razões de lobby, mas consideramos que têm de ser as Universidades a liderarem estas discussões, a eliminarem mitos e a fomentarem o envolvimento da sociedade. E as medidas não podem ficar por aqui: tem de se combater o plástico, o uso de combustíveis fósseis e potenciar a utilização de transportes públicos”, conclui Daniel Azenha.
 
A manifestação estudantil realiza-se no dia 27 de Setembro, às 17:00, com concentração marcada no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE