Universidade

Estudantes bloquearam porta férrea da Universidade de Coimbra (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 20-10-2022

Vários estudantes de licenciaturas de Direito bloquearam, nesta tarde de quinta-feira, 20 de outubro, a porta férrea que dá acesso ao Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Rafael Assunção, presidente do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (NED), explicou ao Notícias de Coimbra que o motivo do protesto envolveu o atraso do lançamento das notas que impossibilitou os alunos já licenciados de se matricularem em mestrados, o que provocou “um descontentamento por parte de toda a comunidade estudantil”.

“As épocas de exame têm uma longa duração, cerca de 2 a 3 meses, o que é complicado para a lacragem das notas. O prazo final das listas de seriação de acesso ao segundo ciclo saíram dia 18 de outubro e houve pautas relativas a unidades curriculares do quarto ano de licenciatura que não foram disponibilizadas” revelou ao NDC, Rafael Assunção.

PUBLICIDADE

publicidade

O bloqueio aconteceu, segundo o presidente do núcleo, para “resolver o problema de toda a comunidade estudantil e apresentar quais seriam as resoluções e possíveis soluções. É um descontentamento que dura e este foi o momento de mostrar à faculdade que os estudantes estão unidos e jamais serão vencidos”.

O responsável pelo NED afirma que quem conhece “a essência de Coimbra e a sua história, é facilmente identificável que os estudantes da faculdade, a qualquer momento, poderiam ter uma atitude como esta para se ver o seu peso e a sua força no seio académico”.

PUBLICIDADE

Segundo Rafael Assunção, a solução está a ser tratada e garantiram aos estudantes uma resposta. “A direção da faculdade sempre se mostrou aberta ao diálogo e à resolução do problema. Aquilo que vai acontecer agora, é que a direção e os próprios serviços académicos irão analisar, caso a caso, estudante a estudante, que se encontra nesta situação para fazer um levantamento”, disse.

No protesto encontravam-se alunos da licenciatura de Direito, de Direito luso-brasileiro e Direito de administração pública ou privada.

Veja o vídeo do NDC de Rafael Assunção, presidente do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra :

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE