Desporto

Estudantes a Direito contra o Governo

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 12-12-2013

Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra vão enviar ao Governo um abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas, acompanhado dos artigos da Constituição da República Portuguesa referentes à educação.

PUBLICIDADE

“Esta ação é para o Governo saber que os estudantes não se esquecem dos seus direitos”, afirmou João Pinto Ângelo, estudante de 2.º ano de Direito, considerando que o envio do abaixo-assinado e de parte da constituição são “uma prenda irónica de Natal”.

A iniciativa foi dinamizada por um grupo de estudantes da faculdade, que envergavam uma cartolina A1 que reproduzia a capa da constituição, tendo dentro da mesma os artigos 70.º, 74.º, 75.º e 76.º, que se referem à educação e juventude.

PUBLICIDADE

João Pinto Ângelo, um dos estudantes envolvidos na ação, considerou que não é cumprida “a igualdade de oportunidades de acesso” ao ensino superior.

“Há um ataque aos nossos direitos”, observou o aluno de Direito, sublinhando que os estudantes mostraram-se recetivos a participar no abaixo-assinado, contudo “falta vontade e motivação e há que perder a vergonha” para uma melhor defesa dos seus direitos.

PUBLICIDADE

publicidade

Na Faculdade de Direito, em específico, João Pinto Ângelo apontou para problemas na qualidade de ensino oferecida, como “a falta de lugares, havendo colegas que se sentam no chão” e “a falta de professores e de funcionários”.

“A Constituição da República não é cumprida”, frisou.

O estudante avançou à agência Lusa que está também a ser recolhido um abaixo-assinado por grupos de estudantes noutras faculdades da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE