Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Estudante de Coimbra é um dos 10 atletas homenageados pela Federação Académica do Desporto Universitário

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-03-2019

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e os Jogos Santa Casa reconheceram hoje, com a atribuição de bolsas de educação, o mérito dos dez estudantes-atletas que mais se evidenciaram a nível escolar e desportivo em 2018.

PUBLICIDADE

Numa cerimónia realizada no Museu do Desporto, em Lisboa, que contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude (SEJD), João Paulo Rebelo, do presidente da FADU, Daniel Monteiro, e do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, os dez jovens – que representaram as modalidades de andebol, futsal e BTT – foram contemplados com uma bolsa anual de mil euros.

David Martins, João Pereira e Ana Moreira (BTT downhill), José Rebelo (andebol) e Inês Marques, Margarida Alves, Sofia Carvalhinhos, Raquel Santos, Joana Moreira e Márcia Cândido (futsal) subiram ao palco para receber os respetivos prémios, tendo recebido o incentivo para prosseguirem a dupla aposta nos estudos e no desporto.

PUBLICIDADE

publicidade

“É absolutamente fundamental trabalharmos para as carreiras duplas. Queremos que sejam atletas e estudantes simultaneamente, e criar todas as condições para que estas carreiras duplas sejam uma realidade. A verdade é que me sinto bem quanto à criação de condições de conciliação da carreira desportiva com a carreira académica”, afirmou João Paulo Rebelo, assinalando o trabalho do governo nesta matéria.

Depois de vencer a medalha de ouro de BTT downhill no Campeonato do Mundo Universitário de ciclismo, David Martins mostrou-se “muito feliz” por receber a bolsa pela primeira vez, considerando-a uma “ajuda importante” para compatibilizar a prática desportiva com a licenciatura em Engenharia Mecânica no Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Vai permitir-me investir um pouco mais em mim. Não é fácil conciliar as duas coisas e estas medidas têm sido uma ajuda muito boa”, afirmou à agência Lusa o estudante-atleta, de 20 anos, que espera manter esta aposta dupla: “Vou competir este ano em algumas provas de elite da Taça do Mundo. Tenho vindo a evoluir muito, mas quero também continuar focado nos estudos e ter uma garantia para o futuro.”

Por sua vez, o provedor da Santa Casa, Edmundo Martinho, frisou a “simbologia muito especial” desta iniciativa e considerou-a uma “forma honrosa de celebrar os valores do desporto”, em respeito com os princípios de atuação da instituição.

“A Santa Casa assume-se hoje como a entidade que mais apoia o desporto em Portugal e que resulta de opções da Santa Casa nos últimos anos. Para nós, é e continua a ser uma pedra de toque da nossa atividade. O compromisso é continuar este caminho, de aprofundar aquilo que se considerar adequado neste apoio”, declarou.

Já Daniel Monteiro disse que esta cerimónia teve lugar “no momento certo”, depois de ter sido revisto recentemente o estatuto de estudante-atleta. Em jeito de conclusão, o líder da FADU lembrou que “há que reconhecer o mérito a todos os que se dedicam à carreira dual”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com