Coimbra

Estreia absoluta de obras de Manuel Faria em concerto na Igreja do Convento São Francisco

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-11-2016

A Igreja do Convento São Francisco recebe, a 18 de novembro, pelas 21:30, o concerto de abertura do Centenário do nascimento de Manuel Faria.

PUBLICIDADE

Paulo Bernardino, músico e maestro que está a desenvolver o seu trabalho de doutoramento sobre Manuel Faria, dirige neste concerto a Orquestra Clássica do Centro, o Coro D. Pedro de Cristo, o Grupo Coral de Urrô e o Grupo Vocal Ad Libitum.

Mais de 150 pessoas em palco vão interpretar peças em estreia absoluta. 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra, a Associação Manuel Faria e o Coro D. Pedro de Cristo organizam este concerto, em parceria com a Universidade de Coimbra e com a Escola Superior de Educação de Coimbra, com o apoio do Instituto Universitário Justiça e Paz e do Coro Carlos Seixas.

O concerto é o primeiro evento da programação do Centenário que, entre 18 de novembro de 2016 e 18 de novembro de 2017, assinala o nascimento do compositor.

PUBLICIDADE

publicidade

Do programa geral destaca-se ainda o bailado Farsa de Inês Pereira (orquestrado por Manuel Faria), de Frederico de Freitas (1902-1980).

Manuel Ferreira de Faria, nascido a 18 de novembro de 1916 em São Miguel de Ceide, é uma figura relevante no contexto da música portuguesa do séc. XX. Licenciado em Canto Gregoriano e possuindo o “Magistério” em Composição Sacra, Manuel Faria dirigiu, a 20 de novembro de 1945, o seu primeiro grande concerto na Aula Magna do Pontifício Instituto di Musica Sacra, tendo sido a segunda parte do programa composta, exclusivamente, por obras suas.

Em 1946, regressado à sua terra natal deu início a diversas atividades e movimentos que, paulatinamente, transformaram e reestruturaram o panorama musical litúrgico português. É de destacar, neste âmbito, a criação, em 1971, da Nova Revista de Música Sacra (NRMS), da qual foi diretor até falecer, a 5 de julho de 1983. Em 1972, foi-lhe atribuído o 1º Prémio do Concurso Nacional de Carlos Seixas (Composição). Um ano após a sua morte, em 1984, foi-lhe atribuído o grau de Comendador de Santiago da Espada.

unnamed-20

7€ | Bilhete geral

bilhete desconto – 5€ (estudantes; =/< 30 anos; =/> 65 anos; grupos =/> 10 pessoas)
Bilheteira do Convento, na FNAC e na BOL 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE