Economia

Estrangeiros Dão mais por estes vinhos

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 26-05-2023

No primeiro trimestre de 2023, a região vitivinícola do Dão apresentou um aumento de 15% no preço médio por litro. Este foi o maior crescimento entre as regiões demarcadas, chegando aos 1,6 milhões de litros, o que corresponde a mais 14% em termos de valor, anuncia Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão),

PUBLICIDADE

O Canadá (+25%), a Bélgica (484%), a Suécia (50%), a França (24%) e a Polónia (803%) foram os países que registaram os maiores aumentos em volume.

No que diz respeito ao preço médio por litro, os E.U.A continuam a ser o mercado com os valores mais altos, apresentando um aumento de 21% (€5,18). Segue-se o Reino Unido, a Suíça e o Brasil com um preço médio superior aos €4,50/litro.

PUBLICIDADE

publicidade

Face a um cenário económico internacional complexo, os Vinhos do Dão crescem 3,8% em volume, 14,6% em valor e 10,3% em preço médio por litro, afiança a CVR Dão.

“A exportação tem sido um dos nossos maiores focos. Levar os vinhos da região do Dão além-fronteiras torna-se não só benéfico para nós, como também para a economia do país. Estes valores são a prova do trabalho árduo que temos vindo a desenvolver com os nossos produtores. Estamos muito orgulhosos deste trajeto e sabemos que ainda há muito espaço para crescer”, refere Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão.

PUBLICIDADE

Os vinhos do Dão têm vindo a crescer, expandindo a sua presença internacional, através das exportações e alcançando diversos títulos. Em 2023, no Concurso de Vinhos organizado pela ViniPortugal, a região do Dão obteve as nomeações de melhor espumante do ano através do Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Touriga Nacional 2016, pelo 3º ano consecutivo, e de melhor branco varietal através do Villa Oliveira Encruzado 2020, pelo 2º ano consecutivo.

Não ficando por aqui, durante a 19ª edição da Essência do Vinho – Porto, o Líquen Alfrocheiro 2020 obteve a mais elevada pontuação no TOP 10 Vinhos Portugueses, composto por um júri internacional. Já na 6.ª edição dos Prémios “Grandes Escolhas” (cerimónia que distingue os melhores produtos, empresas e personalidades ligadas ao mundo do vinho), a Quinta Dona Sancha, no Dão, foi distinguida com o Troféu Produtor Revelação do Ano e o Casa da Passarella Vindima Dão 2011 considerado o Melhor Tinto. Por último, a Revista de Vinhos, elegeu o Vinha Negrosa 2019, tinto do Dão, como o melhor vinho do ano.

A Região do Dão tem vindo a consolidar-se como produtora de vinhos de excelência, de grande caráter e elegância, a nível nacional e internacional, aliando a sua identidade e tradição à contemporaneidade. Estes são os valores que demonstram a resiliência dos “vignerons” do Dão.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE