Cidade

Este senhor diz que Metrobus vai atravessar Hospitais de Coimbra e circundar o Pediátrico! Acredita?

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-09-2019

O Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), assente numa rede de autocarros elétricos (metrobus), vai atravessar os Hospitais da Universidade de Coimbra e circundar o Hospital Pediátrico, anunciou hoje o presidente da Infraestruturas de Portugal.

PUBLICIDADE

A novidade foi avançada por António Laranjo em Coimbra, nos Paços do Concelho, numa conferência da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre até domingo.

“Esta é uma excecional notícia para todos aqueles que utilizam o fantástico sistema de saúde que existe em Coimbra”, disse o presidente da IP, no final do painel de apresentação pública do estudo prévio da Linha do Hospital, que será a terceira fase do projeto do SMM.

PUBLICIDADE

publicidade

No projeto inicial, a Linha do Hospital terminava à porta dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

As dificuldades maiores neste troço, segundo António Laranjo, prendiam-se com o nó de Celas, que “foi muito bem trabalho e garante fluidez” no seu atravessamento.

PUBLICIDADE

Por resolver, está apenas a forma de servir o polo I da Universidade de Coimbra.

Na sua intervenção, o presidente da IP disse que este projeto estará concluído em outubro e em condições de ser lançado a concurso no primeiro trimestre do próximo ano.

A primeira fase do projeto, entre Serpins (Lousã) e Alto de São João (Coimbra), é a que está mais adiantada, com projeto executado e declaração de conformidade ambiental já emitida.

A segunda fase, a ligar Alto de São João a Coimbra B, deverá ter também o projeto concluído em outubro.

Esta empreitada, que inclui a variante à Solum, será dividida entre Alto de São João e Portagem e Portagem Coimbra B.

De acordo com António Laranjo, as empreitadas da primeira e segunda fases deverão ser lançadas em simultâneo também no primeiro trimestre do próximo ano.

O presidente da IP apresentou ainda o estudo prévio da Estação de Coimbra-B, que vai incluir a construção de um túnel de atravessamento, em forma de galeria, e a alteração do “layout ferroviário”, cujo projeto de execução também estará concluído em outubro.

Em fevereiro deste ano, o primeiro-ministro António Costa presidiu à cerimónia de lançamento da empreitada no canal do antigo ramal ferroviário entre Alto de São João (Coimbra) e Serpins (Lousã), que foi desativado em janeiro de 2010, no âmbito SMM.

O SMM prevê a instalação de autocarros elétricos (metrobus) entre Serpins (Lousã) e Coimbra B, com uma linha urbana até ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), numa extensão total de 42 quilómetros e um investimento estimado de 125 milhões de euros.

Prevê-se que o sistema de transportes comece a funcionar de forma faseada a partir de 2021 e integralmente em 2022.

Veja os vídeos dos diretos NDC

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE