Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Este presépio é fruto de uma paixão e pode ser visitado em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 17-12-2021

André Borralho, de 20 anos, montou um presépio com mais de um milhar de peças em Fala, São Martinho do Bispo. A “obra”, que demorou cinco dias a preparar e vários meses a idealizar, pode ser visitada aos fins de semana. 

PUBLICIDADE

Assim que o verão termina, André começa logo a pensar no presépio. Esta é a terceira vez que o faz, numa zona da casa, situada na Rua 1º de Maio, usada habitualmente para arrumos e que tem “uma montra” para a rua.

“Nunca o tinha feito com esta dimensão”, garante o “artista”, que divide o tempo entre o trabalho na perfumaria da tia, na Baixa de Coimbra, e o hobby da fotografia. “Demorou cinco dias a montar o presépio, fora as outras etapas”, descreve. Para “ir ao musgo” gasta-se um dia inteiro, depois há que ordenar, idealizar, preparar a parte elétrica e as zonas com água.

PUBLICIDADE

publicidade

O presépio está dividido em duas partes, uma mais tradicional, onde se vê o menino Jesus, Maria e José e quadros típicos como a matança do porco, uma taberna ou o trabalho na agricultura. Num patamar superior, o jovem criou diversos cenários onde reflete a sua interpretação do Natal nos dias de hoje, e que tem ícones de várias cidades europeias e também das tradições portuguesas. Aqui pode ver-se uma procissão, um rancho folclórico e até os Palheiros da Praia da Tocha.

“Sempre fui incentivado pelos meus pais que gostam imenso do Natal. Nasci e cresci com essa influência”, explica, contando que algumas das peças têm mais de 60 anos. “Todos os anos tento adquirir algumas peças novas para aumentar a minha coleção”, afirma, falando da dificuldade que tem em encontrar imagens tradicionais.

PUBLICIDADE

“O presépio é um paixão que foi crescendo dentro de mim”, garante André Borralho, que tem a seu cargo todo o processo, desde a idealização à montagem, passando pela instalação de motores que fazem girar as figuras.

O presépio pode ser visitado aos fins de semana entre as 15:00 e as 18:00 e a entrada é gratuita. “Venham. Terei todo o gosto em receber as pessoas e mostrar o presépio”, convida o jovem, que gostava de ver o seu projeto crescer e, quem sabe um dia, sair de sua casa.

 

Conheça o presépio de André Borralho:

Veja o direto NDC  com André Borralho:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com