Coimbra

“Este foi um ‘Vê Portugal’ fantástico, de extraordinária qualidade e o mais participado de sempre”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-05-2018

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal,  considera que a 5.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorreu na Guarda, resultou num enorme sucesso, tanto a nível da qualidade das apresentações como do número de participações. 

PUBLICIDADE

“Este foi um ‘Vê Portugal’ fantástico, de extraordinária qualidade e o mais participado de sempre. Vai ficar na história que a edição de 2018 contou com 568 inscrições e 424 descarregaram os cartões de entrada”, sublinhou Pedro Machado, antes de resumir alguns dos pontos mais altos dos dois dias.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este fórum demonstrou as portas e janelas que o turismo pode abrir aos nossos territórios. Territórios esses que foram atingidos no seu coração, mas que continuam a criar oportunidades, como é o caso da Ferraria de São João, que nos trouxe aqui o Pedro Pedrosa. A atividade turística está a reerguer-se e a crescer nestes territórios”, salientou.

A aposta na promoção conjunta com os vizinhos espanhóis foi outro dos destaques escolhidos por Pedro Machado: “O mercado ibérico é uma inevitabilidade para nós. Estamos a oito dias de ir para Xangai com o Alentejo e a Extremadura espanhola, para reforçar esta capacidade de sermos ‘dois países um destino’, de forma a aumentar a nossa atratividade. O Centro de Portugal foi uma região pioneira nesta cooperação e está um passo à frente, já a pensar em projetos mais ambiciosos”.

PUBLICIDADE

Mas há dificuldades, recordou. “Ainda há custos de contexto que temos de ultrapassar, como as acessibilidades rodoviárias ou o transporte aéreo. No quadro de 2030 teremos todos de nos mobilizar: Comunidades Intermunicipais, Câmaras Municipais, associações empresariais. O pais tem de fazer escolhas e deixar de estar inclinado para litoral e sul. Escolhas que obedecem a investimentos, os quais traduzem prioridades. É um desígnio nacional não fazer deste território um enclave entre duas áreas metropolitanas”, defendeu.

Antes de terminar, Pedro Machado anunciou que a 6.ª edição do Fórum “Vê Portugal”, em 2019, acontecerá em Castelo Branco.

Carlos Monteiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda, destacou o facto de a sua cidade fazer “a ponte entre turismo interno e o turismo ibérico”. “É uma região fundamental para atrair este mercado próximo, o espanhol, que pode ajudar a crescer o emprego e a alavancar a economia do Centro de Portugal. A Guarda está de portas abertas para continuar a promover o turismo do Centro e do interior”, concluiu.

Veja o vídeo do Directo NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE