Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empresas

Este é o primeiro escritório sustentável em Portugal

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-02-2019

Está concluído e em funcionamento o primeiro escritório e a primeira reabilitação Passive House em Portugal.

PUBLICIDADE

Desenvolvido pela Homegrid, que trouxe para o país o conceito de casa sustentável, o nZEBoffice+ é o novo escritório da empresa e também sede da Associação Passivhaus Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

Localizado em Ílhavo, Aveiro, este espaço foi reabilitado segundo os princípios da construção ecoeficiente e sustentável que corresponde a elevados padrões de conforto, qualidade do ar e eficiência energética.

O projeto nZEBoffice+ e os resultados do seu desempenho serão apresentados publicamente na Roca Lisboa Gallery, no dia 28 de fevereiro, quinta-feira, pelas 18 horas. Mais informações aqui.

PUBLICIDADE

O nZEBoffice+ pretende ser, acima de tudo, um protótipo demonstrador que é possível implementar a construção sustentável em Portugal, permitindo poupanças de energia entre os 75% e 90%, um balanço de energia positivo com recurso a pouca potência instalada de geração de eletricidade e também ganhos na saúde e produtividade dos ocupantes.

Diferentes estudos têm mostrado a relação entre ambientes interiores saudáveis e um aumento da produtividade. Um estudo recente da Universidade de Harvard revela que o desempenho dos ocupantes em ambientes otimizados aumentou para o dobro em comparação com um escritório convencional.

Sendo a construção Passive House ainda uma realidade pouco conhecida em Portugal, os resultados do desempenho deste projeto estão disponíveis numa plataforma online de acesso livre onde é possível qualquer pessoa verificar em tempo real o desempenho do nZEBoffice+.

É possível saber, a qualquer altura, qual o consumo global de energia, a produção de energia a partir dos painéis fotovoltaicos, quanto se consome gasta para aquecer e arrefecer o escritório, temperatura e humidade interior e exterior, bem como níveis de dióxido de carbono interior.

O pioneiro na implementação da Passive House em Portugal, João Marcelino, afirma que este projeto pretende mostrar que é possível e viável a transição para um parque edificado eficiente, confortável e saudável, referindo que “é preciso informar os técnicos e o público em geral que os edifícios são responsáveis direta e indiretamente por uma grande parte dos problemas de saúde dos portugueses e que a Passive House oferece uma resposta eficaz, custo-eficiente e com provas dadas”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com