Estátuas Vivas animam Coimbra!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 31-07-2017

 

PUBLICIDADE

Quem passar nas ruas principais e alguns dos largos e praças da Baixa de Coimbra, no próximo dia 5 de agosto (sábado), não ficará indiferente a mais uma das iniciativas que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza, “com o intuito de revivificar esta zona emblemática da cidade”, ao cruzar-se com uma espécie de galeria de arte ao ar livre, neste caso “um conjunto heterogéneo de Estátuas Vivas” ali presentes, entre as 10h30 e as 13h00 e entre as 16:30 e as 19:00.

rainha_santa_isabel

PUBLICIDADE

A mostra de Estátuas Vivas envolve os mais conceituados artistas desta recente arte urbana, premiados quer no panorama nacional quer internacionalmente, num total de vinte e dois performers, garante a CMC em comunicado enviado a NDC.

As Estátuas Vivas estarão distribuídas num circuito orientado pela Baixa de Coimbra, abrangendo o Largo da Portagem, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Praça 8 de Maio, Largo do Poço, Largo da Freiria, Rua Velha, Praça do Comércio, Rua Sargento Mor e Escadas do Gato.

PUBLICIDADE

publicidade

Com direção artística de António Santos, pioneiro da “arte da quietude” e recordista mundial, os artistas presentes no evento criarão um ambiente recheado de surpresas, seja pelo impacto visual que suscitam junto dos transeuntes, seja pela atrativa caracterização/indumentária das personagens que representam.

aguadeiro

O conjunto “estático”representará figuras da cultura e História nacionaiscomo D. Afonso Henriques, a Rainha Santa Isabel, D. Pedro I e D. Inês de Castro, Luís de Camões ou, mais ligado à academia coimbrã, o Archeiro da Universidade. A par das estátuas vivas históricas estarão expostas, ainda, outras que remetem para personalidadespopulares como a Tricana, o Cauteleiro, o Aguadeiro, o Estudante ou o Vendedor de Castanhas. Haverá também guerreiros como o Cavaleiro Medieval, o Soldado Oitocentista ou o Guerreiro Árabe, à mistura com o Turista, o Mágico, e até mesmouma Família ou um quadro de um Jantar Romano.

A iniciativa, inédita no contexto da programação cultural em Coimbra,evidencia a importância dada à pluralidade de expressões artísticas,assumindo-se como mais um exemplo da abrangência e inovação da política cultural proposta pela CMCno decurso dos últimos anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE