Coimbra

Estas Escadas de Coimbra são (quase) Monumentais. Cuidado com os degraus!

Ana Luísa Pereira | 2 anos atrás em 17-10-2022

A vista é bonita e a grande escadaria chama a atenção de quem circula nesta área do “postal ilustrado” da cidade. O Notícias de Coimbra esteve nas Escadas do Quinchorro, local que suscita diferentes opiniões.

PUBLICIDADE

Com 114 degraus, apenas menos 11 que as Escadas Monumentais, as Escadas do Quinchorro eram em tempos o percurso mais rápido à Baixa para quem se deslocava desde a Alta de Coimbra. Situada entre a Rua da Alegria e a Couraça de Lisboa esta passagem abriu ao público em 1884.

“As Escadas do Quinchorro são muito conhecidas pelos estrangeiros. O turista dá muito valor a este percurso, porque em vez de ir à volta pela Couraça de Lisboa, preferem subir todos estes degraus para ficar mais perto da Universidade de Coimbra”, explicou ao Notícias de Coimbra António Alves Coelho, morador local.

PUBLICIDADE

Ideal para passear e para os turistas tirarem boas fotos para o instagram, esta opção é muitas vezes utilizada como um atalho pedestre para chegar à Universidade de Coimbra.

Maria Célia é estudante na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e refere que acha as escadas “incríveis, mas também um pouco perigosas. São muito íngremes, como quase tudo na parte antiga de Coimbra”. Maria Célia já desceu as escadas três vezes, mas confessa que ainda vai descer mais. “É um atalho muito conveniente”.

PUBLICIDADE

publicidade

Este percurso é muitas vezes sugerido por aplicações de GPS, como o Google Maps, como um caminho alternativo para chegar à Alta de Coimbra. Na aplicação, esta opção é indicada tanto para pedestres como para autocarros, no entanto, apesar de ser atrativo, este percurso torna-se impossível de realizar por pessoas de cadeira de rodas, com carrinhos de bebés e até mesmo com problemas de locomoção, que muitas vezes, ao seguirem o percurso indicado se deparam com um obstáculo que não conseguem ultrapassar.

Uma pessoa que mora perto do local falou com o NDC, não quis ser identificado mas contou algumas histórias divertidas. De acordo com as suas declarações, por diversas vezes já assistiu a veículos de transporte individual e remunerado de passageiros pararem em frente às escadas, vindo direcionados pelo GPS, e deixarem lá os passageiros, muitas vezes com malas de viagem. Contou ainda que já chegou a levar algumas dessas pessoas no seu carro pessoal até ao lugar que pretendiam, por perceber que não iriam conseguir subir.

Em várias aplicações de reviews o que se lê sobre este local é que, apesar de ter uma ótima vista panorâmica para a cidade, é de difícil acesso.

Weber Faria e Cristiane Faria são turistas vindos do Brasil e encontraram as escadas por acaso. O casal subiu as Escadas do Quinchorro e descreve a sensação como sendo muito boa. “Não é fácil, mas é bom chegar aqui a cima e ver esta vista. É muito bonito visualmente”.

Com degraus irregulares e uma descida bastante íngreme, este é o local ideal para quem gosta de praticar exercício físico, tem é de estar preparado para fazer algumas paragens durante a subida.

Veja o vídeo que o pode deixar com falta de ar:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE