Estacionamento da Praça das Cortes está “a dar cabo dos carros”!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 25-04-2018

Pneumático de uma das viaturas afectadas

Inaugurado na manhã deste dia 25 de abril de 2018, como muita pompa e circunstância, o Parque de Estacionamento da Praça das Cortes está a dar que falar. Pelas piores razões!

PUBLICIDADE

A obra consignada em 23 de março de 2017, devia ter ficado pronta no prazo de 210 dias, mas demorou mais de 365 dias a ficar concluída. Com defeitos?

PUBLICIDADE

Diversas viaturas ficaram com os “pneus laminados”  ou mesmo “furados” devido ao facto dos separadores,  passeios  e lancis de granito do novo aparcamento terem as extremidades demasiado “bicudas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Notícias de Coimbra deslocou-se ao Parque de Estacionamento da Praça das Cortes onde constatou que são visíveis marcas de pneus no rebordo dos lancis.

As diversas ocorrências levaram mesmo a Polícia Municipal a colocar grandes de protecção em pelo menos dois dos locais de circulação de viaturas.

A autarquia tenta assim evitar mais problemas aos utentes que aproveitaram o primeiro dia para estacionar gratuitamente na Praça das Cortes.

O facto das entradas e saídas serem considerados demasiado estreitas para viaturas de maiores dimensões, como os designados “SUV”, também não estará a contribuir para uma boa mobilidade no primeiro parque de estacionamento pago inaugurado pelo edil Manuel Machado.

Notícias de Coimbra sabe que pelo menos 3 automobilistas manifestaram intenção de apresentar queixa na PSP.

A autarquia local poderá ser obrigada a indemnizar os proprietários das viaturas sinistradas neste estacionamento da Praça das Cortes.

A Praça das Cortes de Coimbra de 1385, projetada e iniciada no âmbito da construção do Estádio Universitário de Coimbra (EUG 2018), em 1963,  foi hoje inaugurada por Manuel Machado.

A obra consignada em 23 de março de 2017, devia ter ficado pronta no prazo de 210 dias, mas demorou mais de um ano a ficar concluída. Com defeitos?

A empreitada de requalificação representa um investimento municipal de 421.194,88 euros e pretende “beneficiar um espaço público bastante percorrido por pessoas que trabalham e estudam na cidade, por turistas e utilizadores do Estádio Universitário”.

A poucos meses do início dos Jogos Europeus Universitários as estruturas envolventes foram requalificadas pela autarquia e, a norte da praça, foi ainda construído este parque de estacionamento fechado (com 175 lugares).

Recorde-se que esta zona era utilizada, intensivamente, como estacionamento desregrado há vários anos, um uso que veio degradar o espaço, com a ocupação e deterioração dos passeios e de zonas que foram inicialmente ajardinadas.  

O acesso ao novo parque faz-se a partir das avenidas de Conímbriga ou João das Regras, efetuando-se a saída unicamente através da Av. de Conímbriga. A acessibilidade ao parque será limitada por baias e foi colocada uma cabine para cobrança e controlo. Ainda no exterior do parqueamento estão projetados mais 19 lugares de estacionamento controlados por parquímetros.

Na reunião do executivo camarário de 23 de abril de 2018 foi aprovado que na via paralela à Av. João das Regras, de acesso à Praça das Cortes, o estacionamento será pago de segunda a sexta, entre as 09h00 e as 19h00, e ao sábado entre as 09h00 e as 15h00.

Em relação ao novo estacionamento da Praça das Cortes, este funcionará em regime experimental no primeiro mês, e terá o mesmo tarifário e horário do Parque Verde Pólis, na margem direita do Rio Mondego. Ou seja, das 07h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira.

Na Av. de Conimbriga o estacionamento continuará a ser gratuito até nova avaliação do executivo municipal.

O estacionamento do Silo-Auto do Convento São Francisco continua a ser grátis, mas segundo a edilidade “esta borla” não tem sido muito aproveitada por queira estacionar em segurança.

Notícias de Coimbra aguarda que a Câmara Municipal se pronuncie sobre o que está a acontecer na Praça das Cortes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE