Cidade

Estação Velha vai ser renovada. Oposição acusa PS de perder o comboio da alta velocidade

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-07-2020

A requalificação da Estação de Coimbra B foi aprovada em reunião do executivo municipal de Coimbra pelo Partido Socialista e pela deputada independente, eleita pelo PSD. A oposição levou  a discussão até à alta velocidade, ao Plano Diretor Municipal (PDM) e à metáfora de “obras na sala de estar, com novas portas, tapetes e carpetes.”

PUBLICIDADE

Com o tema da ferrovia de alta velocidade, recuperado para a atualidade pela proposta de plano de recuperação apresentado pelo consultor do governo, António Costa e Silva, a reunião de câmara de Coimbra ateve-se neste ponto de discussão durante cerca de uma hora.

PUBLICIDADE

Se para o presidente da Câmara a obra de requalificação da Estação Velha, que apelidou repetidamente de “apeadeiro velho”, é necessária e fundamental à cidade e até é histórica por ser a “primeira vez que a CMC tem a oportunidade de votar sobre o que acontece numa estação ferroviária na cidade”, o mesmo não é o entendimento dos vereadores do PSD e do grupo independente Somos Coimbra.

Para o vereador social democrata Paulo Leitão este modelo de reestruturação da Estação Velha e a respectiva gare rodoviária “colide com o que está previsto nas infraestruturas inscritas em PDM” onde está assinalado o traçado da linha de alta velocidade. “Ando a alertar há sete anos que esta infraestrutura vai hipotecar a possibilidade de Coimbra ter a alta velocidade” – disse o também deputado.

PUBLICIDADE

publicidade

Na mesma bancada do PSD, Madalena Eça chamou a atenção para o facto do terminal rodoviário previsto  na infraestrutura ser pequeno e questionou se não levantará problemas de “concorrência” com a central de camionagem da empresa Transdev. Os vereadores do PSD consideraram ainda em declaração de voto contra a reestruturação que “não se trata de uma verdadeira gare intermodal” para Coimbra.

O deputado do movimento Somos Coimbra disse que “o PS de Coimbra excluiu a alta velocidade [ferroviária]” e que a “ambição ficou pelo caminho”. José Manuel  disse que “ a aceitação da manutenção da localização da Estação de Coimbra B no sitio atual, por parte da CMC, mata qualquer possibilidade de Coimbra vir a ser paragem para a alta velocidade dando-a de mão beijada a Aveiro. É o partido Socialista e todos os que não votarem contra esta proposta que estarão, mais uma vez, a abortar o desenvolvimento de Coimbra, ao aceitar uma solução minimalista e sem qualquer perspectiva de futuro” – disse o vereador do Somos Coimbra .

“Com a solução aqui trazida para aprovação, é claro que o Governo central quer Coimbra fora da rede de alta velocidade, com a clara conivência e aceitação do Partido Socialista de Coimbra.” – terminou José Manuel Silva. A vereadora Ana Bastos resumiu que “Coimbra merece e precisa de uma estação intermodal”.

O Partido Socialista de Coimbra divulgou em comunicado a sua posição perante a votação da oposição. Leia aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE