Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

“Está tudo Conectado” quer alertar população para a temática da floresta

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-10-2019

O projeto ‘Está tudo Conectado’, que começa na sexta-feira em Vila Real e terá cinco encontros no país, procura consciencializar a população para a floresta e promover pequenos gestos que incrementem a sua biodiversidade, disse hoje a organização.

PUBLICIDADE

“Vamos promover várias temáticas e atividades de sensibilização para a temática da floresta e demonstrar que há pequenos gestos que se podem fazer no dia-a-dia para incrementar a biodiversidade e promover uma floresta mais autossustentável”, explicou à Lusa a responsável da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Ana Sofia Ribeiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Vila Real acolhe na sexta-feira e no sábado o primeiro de cinco encontros regionais no âmbito do projeto ‘Está tudo Conectado’, que resulta da parceria entre o Rock in Rio e a LPN, com o apoio do Forest Stewardship Council Portugal (FSC Portugal).

Nos dias 25 e 26 de outubro a iniciativa chegará a Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra, seguindo-se nos dias 08 e 09 de novembro em Castro Verde, distrito de Beja, dias 15 e 16 de novembro em São Brás de Alportel, distrito de Faro, e terminando a 22 e 23 de novembro no Parque do Jamor, em Oeiras, no distrito de Lisboa.

PUBLICIDADE

O objetivo passa por mobilizar os cidadãos para terem “uma maior consciência para as questões da floresta e mostrar que esta está presente no dia-a-dia”.

“É importante as pessoas saberem que a floresta está presente nas nossas vidas, muitas das vezes de forma impercetível e não apenas quando existem incêndios”, alertou.

Segundo Ana Sofia Ribeiro, há “pequenos gestos que se podem fazer no dia-a-dia e que podem incrementar a biodiversidade e promover uma floresta mais autossustentável”.

A construção de caixas de ninhos, bombas de sementes ou até hotéis para insetos são exemplos de ações que podem contribuir para o aumento da biodiversidade.

A iniciativa é transversal a todas as idades e gratuita, sendo obrigatório proceder a uma inscrição junto da LPN, acrescentou.

Em Vila Real, o primeiro dia será direcionado a escolas e entidades florestais, enquanto no sábado a manhã será dedicada às famílias, com a oferta de várias oficinas de construção de caixas de ninho e afixação nas árvores, construção de bombas de sementes, construção de hotéis para insetos e construção de comedouros para aves, que terá lugar no centro de Ciência de Vila Real.

O encontro regional de Vila Real conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real, assim como de outras entidades locais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com