Coimbra

Está oficialmente aberta a época das farturas no Espírito Santo em Coimbra

António Alves | 12 meses atrás em 13-05-2023

A Romaria do Espírito Santo em Coimbra abriu este sábado ao público. Uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais  que decorrerá até 13 de junho no Largo dos Olivais. A vereadora Ana Bastos foi a convidada para “cortar” a fita de um dos eventos mais tradicionais da cidade.

PUBLICIDADE

Durante um mês, o evento estará de portas abertas de segunda a quinta-feira e no domingo entre as 14h00 e as 22h00 e na sexta-feira e sábado entre as 14h00 e as 24h00. A animação está garantida nas noites de sexta-feira, sábado e domingo com a atuação de grupos da freguesia, sendo as exceções Tiago Silva, finalista do programa “The Voice Portugal”, na noite de 27 de maio e o 14.º Encontro Ibérico de Cultura e Tradição do Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal do HUC a 3 de junho. Nessa noite e, além do grupo organizador, irão estar um grupo de Aveiro e de Pombal e o Grupo Folklórico El Xalgoriu de Gijon (Espanha).

O programa inclui ainda um desfile e atuação de vários grupos de marchas populares na noite de 10 de junho. Este ano, e devido a algumas indicações dadas pelos grupos participantes no ano passado, foi decidido alterar o local onde ocorrerá o desfile. Ao contrário do Largo dos Olivais, os grupos irão atuar ao longo da Rua Flávio Rodrigues (artéria junto à romaria e que nesse período estará cortada ao trânsito automóvel).

PUBLICIDADE

Em termos gastronómicos, a Romaria do Espírito Santo contará com duas rulotes de comércio de farturas (um dos produtos mais procurados ao longo do certame), um espaço para a comercialização de pão com chouriço; mel e derivados das abelhas; sumos naturais/crepes; ginja em copos de chocolate e um stand de fumeiro.

No recinto, é possível encontrar espaços de quinquilharia e bijuteria, artesanato feito à mão, loiças em barro e calçado, bem como um stand solidário onde, além de três instituições da freguesia, irá marcar presença uma artesã carenciada. De destacar ainda os quatro equipamentos de diversão, a maioria para os mais novos, e que foram colocados em terrenos junto à romaria.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que a Romaria do Espírito Santo foi iniciada no século XIII nos terrenos junto à Igreja de Santo António dos Olivais. É neste local que a iniciativa continua a ter lugar anualmente, só que numa dimensão mais reduzida devido à construção da Circular Interna e das obras de requalificação do largo nos anos 90 do século passado.

Veja o Direto NDC com a inauguração da Romaria do Espírito Santo

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE