Coimbra

Espetáculo ‘A Viagem’ une o folclore com a dança contemporânea

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-10-2018

Da autoria de Filipa Francisco, ‘A Viagem’ é um projeto com a comunidade que une o folclore local a bailarinos de dança contemporânea. ‘Coimbra Região de Cultura’ vai levar este espetáculo a nove municípios a partir de 27 de outubro. A entrada é livre.

PUBLICIDADE

O espetáculo ‘A Viagem’ é a nova proposta artística do programa ‘Coimbra Região de Cultura’ que vai estar em circulação por nove municípios. Concebido pela coreógrafa Filipa Francisco, ‘A Viagem’ é um projeto com a comunidade que cruza o folclore com bailarinos de dança contemporânea no mesmo palco.

PUBLICIDADE

Em cada município onde é apresentado, este espetáculo envolve um grupo folclórico local, colocando em diálogo e confronto a dança tradicional portuguesa com a dança contemporânea. 

‘A Viagem, de Filipa Francisco, com o Rancho Regional e Folclórico de Candosa’, de Tábua, está a ser preparada há várias semanas e vai ser apresentada ao público no dia 27 de outubro, sábado, às 21h30, no Centro Cultural de Tábua. A entrada é livre.

PUBLICIDADE

publicidade

A ideia de Filipa Francisco para esta união entre arte popular e arte contemporânea nasceu durante uma viagem a Ramalla, na Palestina, onde conheceu a Companhia de Dança Tradicional e Contemporânea El-Funoun. Desta experiência nasceu a consciência de que “a dança tradicional não tem como fatalidade permanecer à margem da modernidade, nem tão pouco a modernização passa pela anulação das tradições”.

A primeira aproximação dos dois mundos começou em 2011 com o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos. Em cada nova localidade onde se apresenta, Filipa Francisco procede à investigação sobre as danças tradicionais locais, e desse modo os espetáculos variam de acordo com os grupos convidados a participar.

‘A Viagem’ vai ainda ser apresentada aos públicos de Góis, Coimbra, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Cantanhede, Figueira da Foz, Penela e Mealhada.

Circulação ‘A Viagem’

27 de outubro de 2018 – Tábua
01 de dezembro de 2018 – Góis
17 de fevereiro de 2019 – Coimbra
16 de março de 2019 – Cantanhede
13 de abril de 2019 – Miranda do Corvo
20 de outubro de 2019 – Oliveira do Hospital
Penela – data a definir
Figueira da Foz – data a definir
Mealhada – data a definir

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE