Extra

Esperio: Elefantes inflacionários e monetários ainda estão a agir como um touro numa loja da China  

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-09-2022

O amplo índice de mercado de Wall Street conseguiu recuperar mais 1,75% desde o início da semana. Pelo menos um alívio temporário foi sentido com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI), que inclui preços de energia e alimentos, uma vez que globalmente parou por um tempo. A situação atual dos preços básicos nacionais sem esses componentes puramente externos pode permanecer tensa. A maioria dos especialistas acredita que o núcleo do IPC pode ser ainda mais elevado e atingir quase 6,0% -6,1% em comparação com uma indicação estável de 5,9% observada nos últimos dois meses.

PUBLICIDADE

Os números reais mostraram que o CPI dos EUA caiu para 8,3%, não para 8,1% como esperado, enquanto o núcleo do IPC saltou para 6,3% ano a ano, adicionando até 0,6% mês a mês, muito além das pesquisas de especialistas. Isso poderia ser interpretado como uma espécie de manta húmida para o sentimento bastante otimista do mercado, apontando diretamente para alguns cinturões inflacionários inerentes ao mercado interno da economia americana. O índice de mercado amplo S&P 500 caiu imediatamente 1,5% após a divulgação dos dados, apagando todos os ganhos de segunda-feira.

O que é realmente preocupante é que a ferramenta FedWatch mostra que quase 85% dos investidores ainda estão a apostar nos planos da Federal Reserve (Fed) para outro grande aumento de ¾ da taxa de juros durante a sua reunião de setembro agendada para a próxima semana. Os demais estão convencidos de que o banco central agirá de forma ainda mais drástica e elevará as taxas de juros em 1,0%. As expectativas de que o elefante monetário numa loja de porcelana possa ativar todos os medos recessivos acumulados anteriormente ainda são muito fortes e realistas, e podem ser facilmente transformadas num gatilho instantâneo para transformar rapidamente os mercados em território negativo.

PUBLICIDADE

publicidade

O analista da Esperio vê outro tipo de bandeira vermelha não convencional para as ações dos EUA na forma do recente crescimento intradiário das ações da Apple em até 3,85% a 12 de setembro. Aumentou acentuadamente a procura por ativos quase portos-seguros devido ao rendimento dos títulos do Tesouro, que ainda é muito inferior à inflação. O fato é que não havia outras razões óbvias para as ações da Apple dispararem agora, exceto pela mensagem de analistas do JPMorgan ao Barclays apontando para uma procura potencialmente forte pela mais recente série IPhone 14. Os dados de pré-encomenda mostram que o iPhone 14 Pro Max pode se tornar o modelo mais vendido, saindo melhor do que o iPhone 13 Pro Max neste momento, propuseram alguns analistas, mas isso não foi confirmado oficialmente pela Apple.

A inflação espanhola esfriou para 10,5% em relação ao recorde anterior de 10,8% do período de meados do verão. No entanto, um superávit mensal nos preços médios ao consumidor do país somou mais 0,3%, e a forma como esses dois números se correspondem pode ser comparada a uma aporia matemática ou a uma colisão estatística. Além disso, o IPC alemão subiu para 7,9% ano a ano em agosto, de 7,5% há um mês, de acordo com novos cálculos divulgados a 13 de setembro. A Zona Euro, como indicador daquela instituição altamente respeitada, refletiu o pior valor desde 2008 em -60,7 pontos para as perspectivas económicas relativas de seis meses. Parece claramente que nada na saga da inflação acabou, em ambos os lados do oceano.

PUBLICIDADE

Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE