Espantalhos invadem Parque Dr Manuel Braga

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-10-2017

A 14.ª edição da Exposição de Espantalhos, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, vai emprestar um colorido diferente ao Parque Dr Manuel Braga, no próximo dia 14 de outubro, entre as 10:00 e as 17:30.

PUBLICIDADE

Esperam-se inúmeros visitantes, sobretudo famílias, até porque algumas das propostas recreativas são dirigidas aos mais pequenos, mas, por certo, constituirão motivo de satisfação também para os mais velhos, remetendo-os para vivências de expressão cultural popular que fazem parte da memória coletiva.

Além da presença de um vasto e diversificado conjunto de espantalhos, que transformarão este jardim público da cidade num espaço “campestre”, dando mais colorido aos tons outonais do Parque Dr. Manuel Braga, haverá jogos tradicionais,atividades com gado asinino, a presençade um carrocel rústico e animação musical.

PUBLICIDADE

publicidade

As propostas lúdicas com gado asinino, a cargo da Associação Para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), serão, certamente, mais um forte motivo de atração de público de palmo e meio à iniciativa.

A “Aula do Burro” (entre as 10h00 e as 11h00e das 14h30 às 15h30) pretende sensibilizar o público para a importância da preservação do Burro de Miranda do Douro, dando a conhecer o seu ciclo de vida: o que come, a quantidade de água que bebe, quais os cuidados deque necessita para o seu bem-estar, as suas principais características e as utilizações que as pessoas lhe conferem.

PUBLICIDADE

Os passeios de burros (das 11h30 às 12h30 e entre as 16h00 e as 17h00) permitirão constatar, junto das camadas juvenis, que esta espécie é muito afável, terna e paciente. Mais do que um meio de transporte, o burro será o companheiro de viagem das crianças, na descoberta do Parque Dr. Manuel Braga.

O espaço acolherá 56 participantes, em representação de diversas instituições e associações de caráter social e cultural de Coimbra que divulgam a sua atividade, tendo como mote o espantalho. Participam entidades concelhias de índole folclórica, etnográfica e agrícola, instituições de carácter social, com valências de creche, jardim-de-infância, ATL e idosos e o Estabelecimento Prisional de Coimbra.

SONY DSC

A animaçãodo evento integra a seguinte programação:

10h30|Grupo de Concertinas “Sons de Casconha”

11h30 | Quarteto de Precursão e Metais da Orquestra de Sopros de Coimbra

14h00 |GrupoTiroliro, da Aposénior

15h00 | Grupo de Gaiteiros da Associação Cultural, Arte e Recreio de Condeixa

16h00 | Banda Filarmónica da Associação Recreativa e Musical de Ceira

Todo o dia:

Jogos Tradicionais (jogo do burro, pião, arco, malha, latas, roleta)

Aula do Burro e passeios (Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino)

Carrocel rústico (infantil)

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE