Espanhóis vão decorar espaços públicos da nossa região com mosaicos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-02-2018

Um grupo de vinte alunos da Escola Superior de Arte e Design de Mérida, em Espanha, vai ser responsável por intervenções criativas em espaços públicos da Região Centro, baseadas na arte do mosaico.

PUBLICIDADE

mosaicos

Neste contexto, estiveram durante três dias em Portugal para visitar Ansião, o Complexo Monumental de Santiago da Guarda e o Museu Monográfico de Conímbriga, dando assim início a esta colaboração.

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo é que, a partir do património de mosaico romano já existente na zona, e que é a sua grande riqueza patrimonial, seja criado património novo e se torne a região mais atrativa do ponto de vista do turismo, tornando-a numa referência na área do mosaico.

Os estudantes, que viajaram para Portugal acompanhados pelo professor e reconhecido mosaísta Santiago Sánchez Junco, regressaram no passado fim de semana a Espanha para projetar as intervenções a realizar, após o que voltarão ao nosso país para a sua concretização.

PUBLICIDADE

Ao fazer do mosaico um elemento de ligação entre dois países vizinhos, esta parceria transfronteiriça afigura-se vantajosa para todos os envolvidos, por perspetivar uma possibilidade de desenvolvimento económico para a região de Sicó e, do lado espanhol, por permitir aos alunos novas hipóteses de saídas profissionais. Previstas estão ainda iniciativas de formação entre os dois países.

A iniciativa é da responsabilidade do MosaicoLab, que pretende promover o desenvolvimento económico e social responsável do eixo geográfico constituído por Conímbriga, Rabaçal e Santiago da Guarda, tendo por base o valioso património de mosaico romano presente na região. Conta ainda com a colaboração do Município de Ansião e do Museu Monográfico de Conimbriga.

O MosaicoLab continua, entretanto, a levar a cabo uma série de workshops de mosaico, que permitem experimentar aquela arte e compreender de forma aprofundada o seu valor estético e cultural. Os interessados podem inscrever-se e obter mais informações sobre o programa e respetivos preços no site mosaicolab.pt, estando disponíveis dois formatos: Ocasional (que possibilita a frequência de uma sessão de três horas) e Curso (com quatro sessões de três horas ao longo de um mês, em continuidade ao longo dos meses do ano). As sessões decorrem no Museu de Conímbriga.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE