Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Escritor e historiador Paulo Varela Gomes homenageado em Lisboa

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-03-2019

O escritor e historiador Paulo Varela Gomes (1952-2016), figura destacada da História da Arte em Portugal, vai ser alvo de uma conferência de homenagem na quarta-feira, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

PUBLICIDADE

Esta sessão encerra um ciclo de quatro conferências promovidas pela Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (APHA), dedicadas ao legado académico, crítico, historiográfico e literário do autor.

PUBLICIDADE

publicidade

Prevista para as 18:00, a sessão no museu contará com a presença de Raquel Henriques da Silva, Miguel Fiqueira de Faria, António Filipe Pimentel, Alexandra Markl e Joaquim Oliveira Caetano.

Paulo Varela Gomes nasceu em Lisboa, em 28 de outubro de 1952, e morreu em Podentes, concelho de Penela, em 30 de abril de 2016, aos 63 anos, depois de uma destacada carreira como professor universitário, historiador de arte e de arquitetura, crítico e escritor.

PUBLICIDADE

Colaborou regularmente com jornais e revistas, da especialidade e generalistas, tendo-se tornado conhecido do grande público também pela apresentação e coautoria do documentário televisivo “O Mundo de Cá”, sobre a presença portuguesa no oriente.

Foi distinguido, a título póstumo, com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, pela obra “Era uma vez em Goa”.

O processo de descoberta e consequente vivência com o cancro foi relatado pelo autor no texto “Morrer é mais difícil do que parece”, incluído em 2015 na revista Granta, e amplamente divulgado na Internet.

Entre o diagnóstico e o momento da escrita do texto na Granta, Varela Gomes publicou três romances – entre os quais “Hotel”, com o qual venceu o prémio PEN Narrativa em 2015 -, uma coletânea de colunas para jornais e terminou mais um romance e um livro de contos.

Paulo Varela Gomes foi ainda representante da Fundação Oriente em Goa, de 1996 a 1998 e, mais tarde, entre 2007 e 2009.

O ciclo de homenagem centra-se na abordagem do perfil intelectual que Paulo Varela Gomes apresentou ao longo do seu percurso profissional, e consiste em quatro sessões públicas sobre alguns temas essenciais do trabalho do homenageado: a História da arquitetura, o oriente, a literatura e a pintura.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com