Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Escolíadas Júnior esgota Cine-Teatro Messias

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 14-12-2014

unnamed

PUBLICIDADE

“Foi um espetáculo pedagógico, extremamente interessante, que demonstrou que as crianças também têm coisas para ensinar aos adultos – muitos, só hoje ficaram a saber que foi destruído um convento, no Bussaco, para nele erigir um palácio. O grau de satisfação é tão elevado que queremos que o evento se repita todos os anos”. Foi desta forma que o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, resumiu a peça de teatro que 400 crianças (5 aos 11 anos) de sete escolas do 1º ciclo do ensino básico do referido concelho levaram ao palco do Cine-teatro Messias, hoje (dia 14), com a ajuda de uma centena de professores e técnicos, no âmbito do projeto-piloto Escolíadas Júnior, produzido pela Associação Escolíadas e apoiado pelo Município e pelo Agrupamento de Escolas da Mealhada.

Os primeiros alunos a mostrar os seus dotes de representação foram os das escolas de Antes, Barcouço, Casal Comba, Luso e Vacariça. Não foi fácil, para muitos dos jovens atores, pisar o palco pela primeira vez e, ainda por cima, dar de caras com uma sala completamente repleta. “Mas o objetivo foi alcançado. Ninguém veio aqui à procura de uma exibição teatral de luxo. Só o que as crianças aprenderam durante as sessões de preparação da peça [‘Duendes na Mata do Bussaco’ , de Lídia Dias e Milene Matos], a desinibição que lhes foi incutida, a criatividade que lhes foi exigida na confeção da indumentária, só isso já dispensava até a própria subida ao palco. Mas a exibição do teatro foi a cereja no cimo do bolo. Foi fabuloso!”, disse, no final da primeira das três sessões das Escolíadas Júnior, Isabel Oliveira, que não cabia em si de contente por ver o seu filho a vestir a pele de ator.

Opinião idêntica tem Paulo Santos, que assistiu à segunda sessão do evento, com os alunos da Pampilhosa, e teceu rasgados elogios ao certame: “Isto é serviço público. A Câmara da Mealhada e a Associação Escolíadas estão de parabéns. As crianças estão maravilhadas com tudo isto. As semanas de preparação do teatro foram de alguma ansiedade para os alunos, mas fantásticas. Eles andavam super entusiasmados com a oportunidade de subir ao palco de uma sala tão importante e emblemática quanto o Cine-Teatro Messias”.

Ana Almeida, familiar de uma criança que participou na terceira e última sessão do evento, reservada aos alunos da Mealhada, destaca o aspeto pedagógico da peça “Duendes na Mata do Bussaco”: “As crianças, ao lerem e encenarem a história que fala da nossa riqueza florestal concelhia, reforçaram a ideia da extrema necessidade em defender, preservar e valorizar a mata nacional. Aprenderam aspetos históricos da Batalha do Bussaco e da edificação do palácio onde hoje funciona o Palace Hotel. E nós, adultos, saímos daqui com uma vontade acrescida em apoiar os nossos filhos nestas coisas que devem unir cada vez mais as famílias”.

Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada,  espera que “Escolíadas Júnior” sirva de trampolim para o surgimento de futuros artistas e lança o desafio à Associação Escolíadas para repetir o evento no Natal de 2015.

PUBLICIDADE

Cláudio Pires, presidente da Associação Escolíadas, lembra que se tratou de “um projeto-piloto, com o intuito de aferir as capacidades artísticas das crianças, testar a capacidade de coordenação das equipas envolvidas e perceber se o evento tem ou não possibilidades reais de se realizar futuramente”.

“É evidente que tratando-se de um teatro com crianças totalmente inexperientes nestas lides e tendo em conta que o orçamento disponível para a produção do espetáculo era francamente reduzido, algumas falhas teriam sempre de ocorrer. Não obstante, saímos daqui globalmente satisfeitos e disponíveis para equacionar a realização de um certame idêntico, para melhor, em 2015, caso consigamos apoios suficientes”, afirmou o líder associativo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com