Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Escolas e serviços hospitalares encerrados por causa da greve

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-10-2017

Diversas escolas e serviços hospitalares estão encerrados na região Centro, devido à greve, hoje, de trabalhadores da função pública, convocada pela Frente Comum.

PUBLICIDADE

chuc

“Há várias escolas” encerradas, designadamente nos distritos de Coimbra, Aveiro, Guarda e Viseu, enquanto outras, embora abertas, estão praticamente sem aulas, disse à agência Lusa José Manuel Dias, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

“A adesão [à paralisação] é imensa”, afirmou o dirigente sindical, sublinhando, no entanto, que ainda não dispõe de dados suficientes para traduzir de forma mais concreta a dimensão do protesto.

Idêntica é a situação no setor da Saúde, assegurou José Manuel Dias, indicando que, em muitos estabelecimentos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), estão apenas a ser cumpridos os serviços mínimos, havendo setores, como os de consulta externa ou de cirurgia (não urgentes) totalmente paralisados ou a funcionarem apenas parcialmente.

PUBLICIDADE

Pouco diversa é a situação no Instituto de Oncologia em Coimbra ou no Hospital Distrital da Figueira da Foz, exemplificou o sindicalista, sublinhando que o panorama nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde nos distritos de Aveiro, Guarda, Leiria e Viseu não é muito diferente da registada na cidade e distrito de Coimbra.

Tanto a Saúde como a Educação são áreas que estão a registar índices muito elevados de adesão à greve, pois os seus trabalhadores, além das questões salariais, debatem-se com outros problemas próprios das suas profissões, explicou José Manuel Dias.

“Sobre os serviços da segurança social, ainda não há elementos” suficiente para traçar um cenário da situação, mas os dirigentes sindicais esperam “também uma grande adesão”, acrescentou José Manuel Dias.

A greve também se “está a sentir nas autarquias locais”, como, de algum modo refletem, por exemplo, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, que registam muitas perturbações no seu funcionamento, sublinhou.

Em causa na greve nacional está a falta de respostas às reivindicações da Frente Comum, como o aumento dos salários na função pública, o descongelamento “imediato” das progressões na carreira e as 35 horas semanais para todos os trabalhadores.

Esta é a terceira greve nacional dos trabalhadores da Administração Pública com o atual Governo e a primeira convocada pela Frente Comum de Sindicatos, segundo a listagem cedida pela estrutura sindical.

A primeira greve com o executivo de António Costa ocorreu em 29 de janeiro de 2016 e foi convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos da Administração Pública, assim como a de 26 de maio deste ano, que teve como objetivo reivindicar aumentos salariais, o descongelamento das carreiras, o pagamento de horas extraordinárias e a redução do horário de trabalho para 35 horas em todos os serviços do Estado.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com