Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Politécnico

Escolas do Politécnico de Coimbra recebem galardão EcoCampus 

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 22-10-2022

Todas as escolas do Politécnico de Coimbra receberam o galardão EcoCampus, numa  cerimónia organizada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que decorreu  no passado dia 19 no auditório António Arnaut, da ESTeSC-IPC. 

PUBLICIDADE

O galardão EcoCampus é um novo programa da ABAE que promove a sustentabilidade  nas instituições de ensino superior. As seis escolas do IPC – a Escola Superior de  Educação (ESEC), o campus conjunto da Escola Superior Agrária (ESAC) e do Instituto  Superior de Contabilidade e Administração (ISCAC), a Escola Superior de Tecnologia e  Gestão (ESTGOH), a Escola Superior de Saúde (ESTeSC) (no campus conjunto com a  Escola Superior de Enfermagem de Coimbra) e o Instituto Superior de Engenharia (ISEC)  – veem assim reconhecido o trabalho feito no desenvolvimento de ações de melhoria  para a sustentabilidade, em articulação com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,  para os próximos 3 anos.  

Durante a sua intervenção na cerimónia, a pró-presidente do IPC Lúcia Simões Costa  sublinhou que as questões relativas ao desenvolvimento sustentável “são e têm sido  prioritárias” na atuação do Politécnico de Coimbra. Enquanto instituição pública de  ensino superior e local privilegiado de formação e informação, o Politécnico de Coimbra  está consciente do seu papel na sociedade e mantêm-se atento às questões relacionadas  com a sustentabilidade ambiental e com a qualidade de vida da comunidade que integra  os seus diversos campus”, afirmou. 

PUBLICIDADE

publicidade

A responsável recordou que a ESTeSC foi a primeira Eco-Escola do Ensino Superior  português, desde 2008/2009 e que a ESTGOH é Eco-Escola desde o ano letivo  2015/2016. Em 2018/2019 a Presidência do Politécnico de Coimbra desafiou todas as  suas Unidades Orgânicas de Ensino a serem Eco-Escolas, estimulando um percurso  comum que resultasse no primeiro “Eco-Politécnico” e no ano letivo 2021/2022 lançou o  desafio para estas participarem no Programa EcoCampus.

Nesta data, todas receberam, pelo 4.º ano consecutivo, o Galardão Eco-Escolas e  receberam, também, o Galardão Eco-Campus que é atribuído, pela primeira vez, em  Portugal. Uma distinção que é “para além de motivo de orgulho, um estímulo para a  continuação do trabalho que temos desenvolvido”, referiu Lúcia Simões Costa,  destacando o contributo do Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental do IPC e  agradecendo aos coordenadores Eco-Escolas e EcoCampus, bem como a todos os  membros dos conselhos Eco-Escolas (estudantes, trabalhadores docentes e não docentes),  pelo esforço e entusiasmo na coordenação e implementação dos programas ao longo dos  anos. 

PUBLICIDADE

O EcoCampus é um programa suplementar ao projeto Eco-Escolas que promove a  melhoria contínua da gestão ambiental das instituições de ensino superior, planeando e  monitorizando ações que envolvam todos os serviços e valências do Campus, assim como  a adoção de comportamentos sustentáveis nas comunidades académica e local.  Coordenado a nível internacional pela Foundation for Environmental Education, o  projeto envolve as diversas valências do campus, promovendo uma avaliação,  identificação e implementação de ações de melhoria para a sustentabilidade e  monitorização das instalações e serviços que o integram. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com