Cidade

Escolas abraçadas e Rita Redshoes no Dia Nacional da Paralisia Cerebral

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-10-2015

Alunos das escolas de Coimbra vão unir-se num abraço, nos respetivos estabelecimentos de ensino, hoje, 20 de outubro,  pelas 10:15,no âmbito das celebrações do Dia Nacional da Paralisia Cerebra.

PUBLICIDADE

rita redshoes

Em alguns casos, este será literalmente um abraço a uma pessoa com paralisia cerebral, mas noutros será um símbolo e um alerta para a necessidade de respeitar estes cidadãos de corpo inteiro e a sua autodeterminação

PUBLICIDADE

publicidade

‘Um Abraço a uma Pessoa com Paralisia Cerebral’ terminará com largadas de balões em cada uma das escolas onde será realizado, a saber, as que constituem os agrupamentos de Coimbra Sul, Coimbra Centro, Coimbra Oeste, Eugénio de Castro, Rainha Santa Isabel e Martim de Freitas, e ainda as escolas Avelar Brotero, Infanta D. Maria e Quinta das Flores.

O Dia Nacional da Paralisia Cerebral realiza-se este ano em Coimbra, organizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), e terá no encerramento (às 19H00, no Auditório do ISEC), um concerto com Rita Redshoes, o Combo de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra e o Grupo de Fado Praxis Nova.

Do programa do Dia constam ainda uma arruada na Praça da República (11H00) com o grupo de bombos da APCC, um evento de dança (Fun Dance, junto ao Teatrão, 15H00) e as apresentações de obras da nutricionista Maria Antónia Campos (14H00) e de Rita Bulhosa (16H30), a ‘Rita do sorriso’ da página de Facebook “Aos Olhos da Rita”. O programa completo pode ser consultado em www.apc-coimbra.org.pt/?p=3915.

PUBLICIDADE

O Dia Nacional da Paralisia Cerebral foi instituído pela Assembleia da República em 2014, tendo as primeiras comemorações sob este estatuto decorrido nesse mesmo ano, na cidade do Porto. Além da simbologia inerente a este tipo de oficialização, pretende-se que seja uma forma de dar maior relevância e visibilidade às pessoas com paralisia cerebral, sensibilizando a sociedade civil para a importância do respeito e da inclusão e para a defesa da efetiva realização dos seus direitos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE