Coimbra

Escola Superior de Enfermagem louva Maria da Conceição Bento

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-04-2018

O Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) exarou um voto de louvor, por unanimidade e aclamação, à professora Maria da Conceição Bento, pelo desempenho que teve nos três mandatos como Presidente da instituição, funções exercidas ao longo de 12 anos consecutivos.

PUBLICIDADE

O voto de louvor, extensivo à equipa de gestão da Presidente cessante, foi proposto pelo presidente do Conselho Geral da ESEnfC,  José Pereira Miguel, em nome dos membros externos deste órgão de governo da instituição de ensino superior de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Presidente da ESEnfC desde 2006, Maria da Conceição Bento, que já liderara a Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto (entre 2003 e 2006), foi membro do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), onde representou as escolas de Enfermagem não integradas. Representou, também, o CCISP no Conselho Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool, no Fórum Nacional Álcool e Saúde, na Comissão de Reconhecimento de Graus Académicos Estrangeiros e no Conselho Consultivo para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, criado pelo Ministério da Saúde.

Maria da Conceição Bento foi membro da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde e do Conselho Nacional de Saúde (também em representação do CCISP), tendo, ainda integrado o grupo de trabalho Health Services and Public Health, presidido pelo professor de Medicina José Pereira Miguel, no âmbito da iniciativa Health in Portugal: a challeng for the future, da Plataforma Gulbenkian para um Sistema de Saúde Sustentável.

PUBLICIDADE

Ao nível da projeção internacional, Maria da Conceição Bento presidiu à Assembleia Geral do Capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International e foi vice-presidente primeira para a Região Europa da Associação Latino-Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem, organismo que representou no GANES (Global Alliance for Leadership in Nursing Education and Science).

Em 2012, a Presidente cessante da ESEnfC foi distinguida com o Título Honorífico de Professora Visitante da Universidade Católica Los Ángeles de Chimbote (Peru), ano em que, a nível local, recebeu o título de Profissional do Ano, pelo Rotary Club Coimbra – Olivais.

A internacionalização e a cooperação (sobretudo com os PALOP), a investigação e a qualificação do corpo docente, a inovação e o empreendedorismo, a prestação de serviços à comunidade e a formação integral de enfermeiros, foram apostas dos mandatos da Presidente cessante da ESEnfC.

A transformação da ESEnfC em instituição de ensino superior universitário, um dos grandes objetivos estratégicos que definiu na sua governação, é uma das metas de Maria da Conceição Bento que ficam por alcançar, apesar de cumprida a generalidade dos requisitos exigidos para tal.

É sob sua alçada que, em 2017, o Ministério da Saúde distingue a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra com a Medalha de Serviços Distintos Grau “Ouro”, considerando a instituição «uma referência nacional e internacional no desenvolvimento e afirmação da disciplina de Enfermagem».

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE