Coimbra

Escola Superior de Enfermagem em projeto de parceria europeia na simulação em Saúde

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 09-01-2016

Investigadores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) integram um projeto internacional de cooperação em matéria de inovação e boas práticas de simulação em Saúde, que, até 2018 (três anos de vigência), será financiado pelo programa “Erasmus +” (Ação-chave 2) da União Europeia.

PUBLICIDADE

Os investigadores da ESEnfC José Carlos Martins, Verónica Coutinho, Rui Baptista, Luís Oliveira e Isabel Fernandes

Os investigadores da ESEnfC José Carlos Martins, Verónica Coutinho, Rui Baptista, Luís Oliveira e Isabel Fernandes

SimuCarePro (“Simulação em Saúde para o desenvolvimento de uma parceria entre estudantes e profissionais na formação médica e de Enfermagem”) é o nome do projeto, que resulta de um consórcio de seis instituições de quatro países: Bélgica (entidade proponente), França, Portugal e Roménia.

Este é um projeto de parceria estratégica que vai permitir às organizações envolvidas – Haute Ecole Libre Mosane (HELMo), Institut Supérieur de Soins Infirmiers Galilée (ISSIG) e Initiatives pour une Formation Efficace (INFOREF), pela Bélgica; Département de Simulation en Santé ILUMENS – Université Paris-Descartes, pela França; ESEnfC, por Portugal; Universitatea de Medicina si Farmacie Iuliu Hatieganu de Cluj-Napoca, pela Roménia – melhorarem a oferta educativa e formativa e partilharem práticas inovadoras.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com as instituições reunidas neste projeto, «o recurso à simulação em saúde tornou-se prática comum em hospitais e instituições de formação. Mas, até à data, é evidente uma compartimentação no uso que dela é feito e uma falta de ferramentas que permitam avaliar o impacto da simulação na aprendizagem das habilidades necessárias para uma gestão otimizada dos cuidados aos pacientes».

O SimuCarePro pretende, pois, desenvolver instrumentos de formação no domínio da simulação de saúde, que visam otimizar as competências dos cuidadores e, por consequência, a qualidade do atendimento aos doentes reais.

PUBLICIDADE

«O projeto inclui a mobilidade internacional de docentes, o trabalho em parceria com diferentes disciplinas e estudantes, uma forte ligação aos contextos clínicos e um foco na utilização das tecnologias e na melhoria das respostas em saúde aos cidadãos.

Assim, esta participação ajuda a potenciar o que cada parceiro já faz, com aquilo que aprende e desenvolve na parceria com os outros», explica o professor doutor José Carlos Martins, que coordena a equipa de investigadores da ESEnfC no SimuCarePro, composta, ainda, pelos professores Isabel Fernandes, Luís Oliveira, Rui Baptista e Verónica Coutinho.

A criação de cenários de simulação relevantes (adequados à realidade clínica) e validados pelos profissionais da formação, da investigação e da saúde, a construção conjunta de protocolos de cuidados para as instituições de formação e para os profissionais de saúde e a organização de um simpósio internacional sobre simulação em Saúde, são algumas das realizações previstas no âmbito do projeto SimuCarePro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE