Coimbra

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra alarga cooperação ao Vietname e ao Bangladesh

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-02-2020

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) está a liderar o desenvolvimento e disseminação do de um projeto que tem o objetivo de capacitar estudantes do Vietname e do Bangladesh para o uso de tecnologias no follow-up (acompanhamento) de doentes portadores de doença crónica.

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Cofinanciado com verbas europeias previstas para a cooperação, o projeto DigiCare – Educating students for digitalized health care and coaching of their patients, que conta com a coordenação da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Finlândia), integra seis instituições universitárias e hospitalares daqueles países.

No âmbito deste projeto, será criado um modelo educativo – Digicare model – que consistirá num conjunto de «instrumentos, ferramentas, estratégias pedagógicas e competências», suscetíveis de «capacitar estudantes de enfermagem, professores e profissionais a acompanharem à distância doentes portadores de doenças crónicas», explica Pedro Parreira, investigador da ESEnfC e da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), onde está também integrado este projeto.

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São organizações beneficiárias diretas do DigiCare três instituições do Vietname (Hanoi Medical University, Hanoi Medical College e Nam Dinh University of Nursing) e outras tantas do Bangladesh (City Medical College & Hospital, Khulna City Medical College & Hospital e Universal Medical College and Hospital), que esta semana enviaram representantes à ESEnfC, onde decorrem trabalhos relacionados com o projeto

De acordo com o professor Pedro Parreira, um «objetivo paralelo do projeto DigiCare consistirá em «aumentar a satisfação dos pacientes, usando as tecnologias da digitalização como parte de seu tratamento», o que irá encurtar tempos de reposta, evitando inconvenientes da ida a uma consulta.

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Cofinanciado pelo programa Erasmus + (Ação-chave Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas), este trabalho deverá durar três anos (até 2022).

Participam neste projeto, pela instituição portuguesa, Pedro Parreira, Anabela Salgueiro-Oliveira, João Graveto, Paulo Costa e Beatriz Serambeque.

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