Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil em destaque no Congresso Nacional Cientistas em Ação

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-05-2019

 

PUBLICIDADE

Os “cientistas em ação” da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital Tábua e Arganil voltaram à cidade de Estremoz e foram distinguidos com o 2º lugar e uma Menção Honrosa no Congresso Nacional que envolveu cerca de 240 alunos e professores dos ensinos básico e secundário e 24 escolas do País.  

PUBLICIDADE

publicidade

Organizado pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em colaboração com o Município de Estremoz e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, o XIV Congresso Nacional “Cientistas em Ação”, que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de maio, objetivou fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação de ideias empreendedoras à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica.

Neste concurso nacional, a criação de uma cidade eco sustentável exibida no projeto “Living On 21 Century”, apresentado por Francisco Borges, orientado e acompanhado pela docente Honorata Pereira, foi considerado o segundo melhor trabalho desenvolvido no ensino secundário, destacando-se também, o projeto “Teeth-Tec – Próteses Ecossustentáveis” que consiste na obtenção de sais de cálcio a partir de resíduos de casca de ovo, defendido pelas alunas Ana Rita Henriques e Rosa Abrantes, que mereceu uma Menção Honrosa. O conteúdo científico, a originalidade, a comunicação teórica e a apresentação experimental, foram os critérios que levaram o júri a esta distinção, posicionando, assim, a EPTOLIVA na melhor classificação entre todas as escolas profissionais do País. Para além destes, mais 5 projetos da autoria de 11 alunos estiveram em exposição neste concurso, atestando à EPTOLIVA a escola com maior representatividade de trabalhos empreendedores.

PUBLICIDADE

Orgulhoso destes resultados, Daniel Costa, Presidente da Direção da ADEPTOLIVA, considera que “o reconhecimento nacional da qualidade dos projetos de ciência, empreendedorismo e inovação que a EPTOLIVA vai colecionando, é a prova inequívoca do sucesso e da estratégia pedagógica traçada pela Direção. A aquisição de uma cultura científica e técnica valorizada na realização de projetos científicos é hoje uma prioridade e uma metodologia fundamental na formação profissional e social dos alunos da EPTOLIVA. A EPTOLIVA continua a afirmar-se como exemplo de boas práticas na ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, conhecida e reconhecida a nível local, regional, nacional e europeu, pelo trabalho conjunto de professores, alunos e comunidade educativa. A EPTOLIVA é hoje uma escola diferente e diferenciadora que valoriza o verdadeiro ensino profissional.”

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com