Coimbra

Escola do Bairro Norton de Matos vai ficar como nova!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-08-2018

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou, esta manhã, o auto de consignação da empreitada de “Beneficiação da Escola do 1º CEB do Bairro Norton de Matos”.

PUBLICIDADE

A obra está entregue à empresa Construções Marvoense, Lda., representa um investimento de 334.377 euros (c/IVA), e pretende melhorar as condições existentes no estabelecimento escolar, de forma a torná-lo mais moderno, seguro, agradável e funcional.

PUBLICIDADE

A intervenção implica a reabilitação do edifício, mas também trabalhos no exterior, de beneficiação do espaço envolvente.

A CMC avança com a reabilitação da escola do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) do Bairro Norton de Matos. Uma intervenção que visa melhorar as condições de utilização da escola na sua generalidade, nomeadamente através da reestruturação da rede de eletricidade, rede informática, instalação para aquecimento (ar condicionado), rede de segurança contra incêndios, construção de novos arrumos e beneficiação da copa que se encontra bastante degradada e pouco funcional.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma obra “necessária”, referiu o presidente da CMC, recordando que a escola “está bem situada” e tem de “servir essa população”.

“A escola tem quase 100 alunos [87] e há expetativas de que venha a aumentar o número depois das obras de requalificação”, afirmou Manuel Machado.

A intervenção vai demorar perto de um ano e, para tal, vão ser instalados monoblocos, onde os alunos terão as suas aulas e as atividades normais do ano letivo.

O presidente da CMC faz, por isso, dois pedidos: um à escola, outro à empresa. “À escola peço compreensão para este ano letivo, em que as aulas vão funcionar com soluções provisórias. À empresa, peço que tudo seja acompanhado com redobrada atenção, porque sabemos que as crianças têm modos muito dinâmicos de se movimentarem na escola e com obras em tempo de aulas tem que haver essa atenção”.

A intervenção de fundo incluiu a requalificação do edifício e a arranjos na sua envolvente.

No exterior, o muro onde se encontram localizados os portões de entrada no recinto vai ser recuado –  beneficiando, assim, a utilização do passeio, que atualmente é estreito – e serão ainda retificados alguns troços de muros que se encontram degradados e construído um arrumo na zona do telheiro, adjacente às instalações sanitárias.

A cobertura existente vai ser substituída por painéis com isolamento térmico, e o átrio principal vai ser ampliado, estando prevista a demolição dos arrumos instalados numa das escadas e a alteração do sentido de abertura das portas localizadas em caminhos de evacuação, para garantir a segurança de todos os que utilizam o edifício.

Os vidros atuais, simples, vão ser substituídos por vidros duplos, e os problemas de humidade, nas paredes, tetos e cimalhas, serão colmatados. Ao nível das madeiras, será feita a manutenção dos materiais, substituindo os que estiverem em mau estado.

A lista de trabalhos inclui ainda o tratamento do pavimento das salas de aula em taco e madeira, nivelação e colocação de verniz acetinado à cor atual; remoção da pintura interior existente e nova pintura com tinta acetinada; manutenção e limpeza do pavimento existente em mosaico hidráulico; beneficiação da copa (que inclui pias novas, construção de novos armários em aço inox, bancada banho-maria móvel e abertura de passa-pratos); beneficiação das bancadas/armários existentes, substituindo todas as portas em madeira por aço inox; e colocação de quadros de aviso em duas das paredes das salas e nos corredores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE