Saúde

Escola de Enfermagem de Coimbra assinala 140 anos ao serviço da formação em saúde

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-03-2021

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) assinala, em 2021, 140 anos ao serviço da formação em saúde, herança que remonta a 17 de outubro de 1881, data da criação da “Escola dos Enfermeiros de Coimbra”, fundada pelo médico e então administrador dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Augusto da Costa Simões.

PUBLICIDADE

As comemorações, com início esta quarta-feira, 17 de março – data que marca a publicação, em 2006, dos estatutos que consagraram a fusão das escolas superiores de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto na atual ESEnfC –, prolongam-se até 17 de outubro, dia que recorda a primeira lição proferida na “Escola dos Enfermeiros de Coimbra”, por Ignácio Rodrigues da Costa Duarte, no longínquo ano de 1881.

A sessão solene comemorativa do Dia da ESEnfC (17 de março), que começa às 15h00, com o assinalar do hastear da Bandeira Eco-Escolas que lhe foi atribuída, será transmitida por streaming, a partir da plataforma Videocast/FCCN, para todos os interessados em acompanharem o evento, sendo reservado o modo presencial, no Polo A da instituição, aos homenageados e responsáveis de unidades e serviços.

PUBLICIDADE

publicidade

“Entre guerras e epidemias: a consolidação do ensino de enfermagem em Portugal” é o título da conferência, a proferir, às 15h30, pela professora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Helena da Silva.

Seguir-se-ão, a partir das 16h20, as mensagens de aniversário, pela presidente da Associação de Estudantes, pela Presidente e pelo presidente do Conselho Geral da ESEnfC.

PUBLICIDADE

Entre outras iniciativas inscritas no programa do Dia da Escola, realiza-se, pelas 16h50, uma homenagem a funcionários da ESEnfC: docentes e não docentes que completaram 25 anos de serviço e recém-aposentados.

A efeméride, sob a divisa “Há 140 anos, por si, pela saúde, por todos!”, termina com um momento musical oferecido, à distância, pela Tuna de Enfermagem de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE