Vamos

Escola da Noite em Arganil com “Auto dos Físicos”

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-11-2014

A Escola da Noite apresenta este sábado em Arganil “Auto dos Físicos”, de Gil Vicente. O espectáculo é promovido pela Câmara Municipal, no âmbito da Rota das Aldeias do Xisto, e terá lugar no Auditório da Cerâmica Arganilense, com entrada livre.

PUBLICIDADE

Paralelamente à temporada para o público escolar que realiza em Coimbra, A Escola da Noite prossegue com a digressão nacional da sua mais recente produção. Depois de Campo Benfeito (Castro Daire), o “Auto dos Físicos” chega esta semana a Arganil, integrado no Ciclo de Teatro Aldeias do Xisto.

O “Auto dos Físicos” foi escrito e representado pela primeira vez entre 1519 e 1524. Um padre “morre” de um amor não correspondido e quatro médicos (os “físicos”) visitam-no à vez, sugerindo estranhos remédios. Brásia Dias, a comadre que primeiro o tenta ajudar, um moço transformado em (fraco) alcoviteiro e um padre confessor que compreende “bem demais” o sofrimento do seu colega completam o leque de personagens desta divertida farsa, que termina com uma “ensalada” poética e musical, com referências a outras peças do autor e a elementos do cancioneiro tradicional.

PUBLICIDADE

A peça apresenta caricaturas de pessoas concretas – os quatro “físicos” correspondem a pessoas que realmente existiam e que o público facilmente reconhecia – mas é também, como quase toda a obra de Vicente, um retrato da corte, da Igreja e da sociedade portuguesas do século XVI em Portugal.

“Auto dos Físicos”de Gil Vicente 
8 de Novembro
sábado, 21h30
Arganil
Auditório da Cerâmica Arganilense
informações e reservas: 235 200 150 / geral@cm-arganil.pt

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE