Escola de Coimbra ajuda estudantes do 12º ano a evitarem comportamentos de risco nas viagens de finalistas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 04-04-2018

 

PUBLICIDADE

260 estudantes do 12º ano de escolaridade de alguns estabelecimentos de ensino nos distritos de Coimbra e de Viseu foram melhor preparados para as viagens de finalistas nas férias da Páscoa, depois de participarem em sessões de formação, dinamizadas pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), com vista à prevenção de comportamentos de risco em contextos recreativos.

não te queimes

PUBLICIDADE

As atividades, desenvolvidas no decurso do ano letivo, no âmbito da iniciativa Antes que te Queimes Finalista, visaram alertar jovens de seis escolas – Centro de Estudos Educativos de Ançã, Escola EB2,3/S Engenheiro Dionísio Cunha (Canas Senhorim), Escola Secundária de D. Dinis (Coimbra), Escola Secundária de Miranda do Corvo, Escola Técnico-Profissional de Cantanhede e Instituto Pedro Hispano (Soure) – para os perigos, bem como demonstrar-lhes que conseguem divertir-se sem recurso a substâncias e a bebidas que podem alterar-lhes o estado de consciência.

Esta iniciativa, que resulta do projeto Antes que te Queimes – criado a pensar nos jovens que frequentam as noites das festas académicas –, pretende alertar para os riscos dos excessos, ensinando estratégias de proteção e de promoção de hábitos saudáveis, para que os jovens finalistas do ensino secundário preservem o respetivo bem-estar e segurança.

PUBLICIDADE

publicidade

Inserida no projeto PEER (Peer-education Engagement and Evaluation Research), a iniciativa Antes que te Queimes Finalista, coordenada pela professora Irma Brito, leva os estudantes do 12º ano a debateram questões relacionadas com a sexualidade, com os consumos de álcool, tabaco e outras drogas, e a aprenderam técnicas de primeiros socorros.

Espera-se que os estudantes que frequentam esta capacitação se divirtam evitando situações de risco e de violência sexual, assim como a experimentação de álcool, tabaco e outras drogas, ou o consumo nocivo/overdose.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE