Coimbra

Escarpiada de Condeixa é candidata às 7 Maravilhas Doces de Portugal  

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-03-2019

A Escarpiada, doce típico de Condeixa, é candidata às “7 Maravilhas Doces de Portugal”, concurso que pretende eleger os melhores doces de Portugal, enfatizando a tradição e a inovação, associadas a cada região do país.

PUBLICIDADE

É a oitava edição das “7 Maravilhas de Portugal”, um projeto que, desde 2007, pretende promover os grandes valores da identidade nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

“Para Condeixa este evento constitui mais uma oportunidade para promover os nossos produtos endógenos que fazem parte e enriquecem o nosso património, feito de monumentos e paisagens mas também de um receituário tradicional baseado nos nossos costumes e nas caraterísticas do território que habitamos”, destacou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

Este ano, o município de Condeixa-a-Nova apresenta-se a concurso, na categoria “Doces de Território”, com a Escarpiada, doce com marca registada feito à base de massa de pão, açúcar amarelo, canela e azeite e levado ao forno, confecionado originalmente em Condeixa.

PUBLICIDADE

As escarpiadas, cuja receita secular tem passado oralmente de geração em geração, fizeram sempre parte da alimentação dos nossos antepassados, especialmente durante as épocas festivas. São conhecidas pelos sabores caraterísticos da região (açúcar amarelo, canela e azeite) e pela particular textura entre o crocante da crosta dourada e as várias camadas sumarentas de recheio fazendo lembrar as paisagens escarpadas (tal como sugere o seu nome do doce), abruptas e ladeirentas da região como a serra de Sicó.

Antigamente era confecionada em grandes porções, servida em caçoila de barro onde era cozida para ser cortada às fatias mas a partir da segunda metade do século XX os padeiros da vila de Condeixa passaram a produzir as escarpiadas em doses individuais, encontrando-se disponíveis durante todo o ano em padarias, pastelarias, cafés e lojas regionais.

Após a submissão da candidatura da Escarpiada de Condeixa às “7 Maravilhas Doces de Portugal”, segue-se a seleção, por um painel de especialistas, dos sete candidatos finalistas por distrito e região autónoma e a votação pública, a partir de julho.

A grande final está prevista para dia 7 de setembro e será transmitida pela RTP1.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE