ERSUC quer reciclar mais vidro e apoiar bombeiros voluntários

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 13-06-2017

A empresa Resíduos Sólidos do Centro (ERSUC) começa no dia 1 de julho uma campanha de valorização do vidro de embalagem e a sua deposição nos vidrões, que inclui ajudas financeiras aos bombeiros voluntários.

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VIRDRO

Em 2016, a quantidade de vidro recolhido nos ecopontos dos 36 municípios que integram o Sistema Multimunicipal do Litoral Centro, da responsabilidade da ERSUC, atingiu as 14.303 toneladas, mas a empresa quer sensibilizar a população para a importância de aumentar a reciclagem deste material.

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“Esta será a nossa referência base para a atribuição dos donativos às instituições”, disse hoje à agência Lusa o diretor-geral da Resíduos Sólidos do Centro, Alberto Santos.

Por cada tonelada de vidro a mais, “tendo como referência a quantidade de vidro recolhida em períodos homólogos” do ano anterior, a ERSUC, com sede em Coimbra, “compromete-se a doar cinco euros aos bombeiros voluntários” do Litoral Centro, que abrange municípios dos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria.

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A campanha “Vidro Solidário” visa “aumentar as expectativas da reciclagem e cumprir as metas europeias de reciclagem”, segundo uma carta enviada por Alberto Santos às associações de bombeiros voluntários dos 36 municípios envolvidos, a que a Lusa teve hoje acesso.

“A ERSUC tem vindo a desenvolver esforços no sentido de promover o aumento das quantidades de resíduos recolhidos seletivamente. Porém, a implementação das melhores estratégias de nada servem se a população não se envolver na separação dos resíduos”, refere.

Nos próximos 12 meses, a ERSUC vai “incentivar a população para a valorização do vidro de embalagem e a sua deposição nos vidrões, promovendo “um desenvolvimento sustentado, mas também apoiar as instituições que, com escassos recursos, ajudam quem necessita”.

O registo mensal das quantidades de vidro recolhidas, ainda em 2017, parte de 2018 e “no respetivo período homólogo”, será publicado no ‘site’ da ERSUC, enquanto a atribuição dos donativos será efetuada no fim dos 12 meses da campanha, que aposta na sensibilização dos cidadãos e das empresas, especialmente cafés, bares e restaurantes.

 

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