Coimbra

Ernesto Costa quer Universidade a contribuir para Coimbra Cidade da Saúde

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-01-2019

O candidato a reitor da Universidade de Coimbra Ernesto Costa defendeu hoje a transformação da instituição “numa universidade de investigação” de renome mundial e a afirmação de Coimbra como “cidade da Saúde”.

PUBLICIDADE

Na cidade, “existe um capital imenso na área da saúde e tem falhado uma ligação mais intensa da Universidade ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”, notou o candidato a reitor e docente na área da inteligência artificial, Ernesto Costa, defendendo um papel da instituição do ensino superior na transformação de Coimbra numa “cidade da Saúde”.

PUBLICIDADE

Outro dos grandes desafios será “transformar a Universidade de Coimbra numa universidade de investigação, que tenha renome mundial, que seja inclusiva e que esteja aberta à sociedade”, disse Ernesto Costa, que falava à agência Lusa à margem da apresentação da sua candidatura no Museu da Ciência.

Segundo o docente e investigador, há que “criar os instrumentos de transformação”, propondo, para isso, tornar o Instituto de Investigação Interdisciplinar “num instituto de investigação e inovação com competências reforçadas e com capacidade para coordenar e integrar a investigação que é feita na Universidade de Coimbra”.

PUBLICIDADE

Uma das críticas que faz ao que aconteceu nos últimos oito anos na instituição é não ter existido uma coordenação e integração da investigação que é feita na universidade, não permitindo “potenciar a qualidade” do conhecimento que é produzido e desenvolvido.

Sobre o ensino, propõe uma reflexão que permita “caminhar para uma aproximação dos saberes e não compartimentá-los”, o que se poderá traduzir, “eventualmente, em alterações de propostas curriculares”.

Quanto à estratégia de captação de estudantes estrangeiros, Ernesto Costa entende que esta deve continuar a ser promovida, querendo não apenas continuar com a aproximação aos países de língua oficial portuguesa, como melhorar a capacidade de atrair alunos fora do espaço lusófono, o que “ainda é um pouco incipiente”.

Contra a propina e contra a possibilidade do regime fundacional nas universidades públicas, o docente defende uma maior participação e mais democracia no seio das universidades, sendo contra a forma como o reitor é eleito (através do Conselho Geral).

“Um reitor devia ser eleito por uma assembleia de universidade, porque daria uma legitimidade democrática acrescida”, disse, apesar de defender que um órgão como o Conselho Geral, com membros externos, deve manter-se.

O atual vice-reitor Amílcar Falcão, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, o diretor da Faculdade de Letras, José Pedro Paiva, e a astrónoma brasileira Duília Fernandes de Mello são os outros candidatos a reitor.

As eleições para reitor da Universidade de Coimbra para o mandato 2019-2023 vão decorrer numa reunião plenária do Conselho Geral, a 11 de fevereiro, havendo a 04 do mesmo mês uma audição pública dos candidatos e uma segunda sessão, apenas para membros do Conselho Geral, no dia seguinte.

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é constituído por 18 representantes dos professores e investigadores, cinco estudantes, dois trabalhadores não docentes e não investigadores e dez elementos externos à instituição.

O atual reitor, João Gabriel Silva, cumpre em 2019 o seu segundo mandato à frente da Universidade de Coimbra.

Veja o vídeo do Direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE