Desporto

ERASMUS com menos estudantes portugueses por causa da crise

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 10-02-2016
Os novos órgãos sociais da Federação Académica para a Informação e Representação Externa (FAIRe) tomaram posse  hoje, 10 de fevereiro, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra.
IMG_1949
Na cerimónia, que ditou o início do mandato de Leonardo Silva Martins, ex-vice Presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), à frente da FAIRe, esteve presente o Reitor da Universidade de Coimbra João Gabriel Silva e o Presidente da Associação Académica de Coimbra José Dias.
Leonardo Silva Martins quer revitalizar a FAIRe a nível nacional e internacional. Deseja tornar a estrutura mais operacional. Pretende diversificar as fontes de financiamento. Vai promover uma revisão de Estatutos.
Barreiras como o pleno reconhecimento de diplomas, qualificações e créditos efetuados no estrangeiro continuam a afetar a mobilidade. Para a livre circulação e mobilidade beneficiar todos, e a internacionalização das instituições de ensino superior, estas contingências para o reconhecimento devem ser desmanteladas”.
 O líder da FAIRe  revelou que um “estudo recente da Comissão Europeia concluiu que o número de estudantes portugueses a realizar Erasmus diminuiu pela primeira vez no ano letivo de 2013/2014. Estes resultados refletem concretamente a existência de desigualdades no acesso ao programa de mobilidade que começa a ser afetado pela crise económico-financeira das famílias portuguesas. É, por isso, imperativo pedir mais financiamento e uma maior flexibilização na atribuição de apoios para o programa de mobilidade”.
O programa Erasmus não pode ser elitizado, excluindo com base nas desigualdades económicas, muitos estudantes portugueses, conclui Leonardo da Silva Martins.

Ouça AQUI todo o discurso do novo Presidente da FAIRe

PUBLICIDADE

A FAIRe está integrada na MedNet (The Mediterranean Network of Students), organização que congrega 14 Associações Nacionais de Estudantes dos países mediterrânicos e na ESU (European Students’ Union) que é a Associação Europeia de Estudantes do Ensino Superior e que representa mais de 15 milhões de estudantes de ensino superior europeu, de 39 países distintos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE