Coimbra

Equipa da Presidência do Politécnico de Coimbra vai ser enriquecida com mais três elementos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-07-2019

A equipa da Presidência do Politécnico de Coimbra vai ser enriquecida com mais três elementos, que  vão tomar posse no Dia do IPC, numa cerimónia a realizar no dia 11, a partir das 15:00, na Antiga  Igreja do Convento de S. Francisco, em Coimbra.

PUBLICIDADE

O gestor Filipe Rodrigues é o novo Vice-Presidente, com os pelouros do Planeamento, Projetos e Cooperação Interinstitucional.

PUBLICIDADE

Filipe Rodrigues é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela  FEUC, fez carreira internacional na multinacional General Electric desde 2006, tendo ocupado cargos  executivos, de âmbito global e regional, na Europa e também nos Estados Unidos. Liderou projetos e  iniciativas em diferentes áreas de negócio da empresa – desde o setor da Energia à Aviação passando  pela Saúde e Transportes. Mais recentemente foi CFO e administrador do grupo Baker Hughes GE, para  África, onde foi responsável por liderar as equipas financeiras e operacionais na região.

PUBLICIDADE

publicidade

Sara Proença assume funções como Pró-Presidente, com os pelouros da Inovação e Empreendedorismo.

A docente é doutorada em Economia pelo ISEG/Universidade de Lisboa, na área de especialização da  Economia da Energia e Ambiente, mestre em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia da  Universidade de Coimbra e licenciada em Economia pela mesma Universidade. É Professora adjunta na  Escola Superior Agrária do IPC, onde leciona nos domínios da economia, gestão e empreendedorismo,  investigadora integrada do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade  (CERNAS/IPC), e coordenadora, no IPC, do projeto Polientrepreneurship Innovation Network  (PIN)/Poliempreende.

Lúcia Simões Costa toma posse como Pró-Presidente, com os pelouros do Planeamento da Oferta  Formativa e Inovação Curricular.

A docente é doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e  Ciências da Educação da Universidade do Porto, mestre em Saúde Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e licenciada em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela  Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É Professora Adjunta da  Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) desde 1999, onde foi diretora entre 2003  e 2008.

 

Ana Ferreira, até agora Pró-Presidente do IPC, transita para Vice-Presidente, mantendo os pelouros de  Comunicação, Captação de Alunos Nacionais e Internacionais, Alumni, Serviço de Saúde Ambiental e  Ocupacional, aos quais acresce o Plano Estratégico.

A docente é doutorada em Ciências da Saúde, mestre  em Saúde Pública e pós-graduada em Saúde Ocupacional, pela Faculdade de Medicina da Universidade  de Coimbra, e licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC). É  Professora Coordenadora de Saúde Ambiental da ESTeSC desde 2001, onde assumiu vários cargos,
designadamente, Presidente interina, Vice-Presidente (2009/2017), Diretora de curso/Departamento,  Presidente de Comissão Científica, Presidente e Vice-presidente da Assembleia de Representantes.

José Gaspar e Cândida Malça mantêm-se como Vice-Presidentes, o primeiro com os pelouros de  Recursos Humanos, Património, INOV-IPC e CINEP, e a segunda com os pelouros de Gestão Académica,  CTeSP e Acreditação, Sistema Interno de Garantia da Qualidade.

Maria João Cardoso mantém-se como  Pró-Presidente com o pelouro da Internacionalização e Daniel Gomes como Administrador do IPC, com  os pelouros de Aprovisionamento, Tecnologias de Informação, Empregabilidade e INOPOL.

 
Este evento, que assinala o Dia do Politécnico de Coimbra (cuja data é oficialmente 9 de julho mas este  ano é celebrado no dia 11), inicia com uma sessão de abertura, que contará com as intervenções do  Presidente do IPC, Jorge Conde, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João  Sobrinho Teixeira, da Presidente do Conselho Geral, Filomena Girão, do Presidente da Câmara Municipal  de Coimbra, Manuel Machado, e da Representante das Associações de Estudantes, Ana Gomes.
 
Segue-se a conferência “O Conhecimento na Construção da Democracia”, proferida pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, e posteriormente, a tomada de  posse dos novos membros da Presidência do IPC. Há ainda lugar a um tributo à história do IPC, que  incluirá uma homenagem a docentes e não docentes com mais de 35 anos de serviço, e a aposentados  em 2018, um reconhecimento ao mérito a ex-estudantes do IPC, designados por cada escola, que se  evidenciaram no seu percurso profissional, e a atribuição, pela primeira vez, dos prémios IPC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE