Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Educação

EPTOLIVA: Epto Futuros debatem o impacto da pandemia na saúde mental, na cultura e nas artes

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-06-2020

Numa altura em que todos nos adaptamos a uma nova realidade trazida pela COVID-19, o impacto e as soluções que se perspetivam para a reinvenção de vários sectores profissionais nestes tempos de pandemia, foram os argumentos escolhidos pelos cursos profissionais em funcionamento no Pólo de Tábua da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, para dar continuidade ao ciclo de videoconferências EPTO FUTUROS 2020.

PUBLICIDADE

O webinar que assinalou o Dia dos Cursos de Auxiliar de Saúde contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Sr. Mário Loureiro, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, Prof. Bruno Miranda, do Coordenador do Pólo de Tábua, Prof. Carlos Campos e do Presidente da ADEPTOLIVA, Prof. Daniel Costa que destacaram a importância e o desempenho deste Curso Profissional, uma oferta formativa habitual neste polo da EPTOLIVA com elevados níveis de empregabilidade e ingresso no ensino superior, e cuja capacidade de investigação e empreendedorismo tem merecido o reconhecimento nacional e internacional com os inúmeros prémios já conquistados.

PUBLICIDADE

publicidade

Estas conversas técnicas e profissionais virtuais centraram-se no tema “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, sob a moderação da Prof.ª Mónica Ferreira, Diretora do Curso de Técnico de Auxiliar de Saúde, reunindo a participação da Dra. Rita Morais, Psicóloga Clínica e da Saúde, Dra. Liliana Andrade e Dra. Sofia Castro, Médicas no Centro de Saúde de Tábua e a aluna finalista Marisa Fonseca, que responderam a alguns desafios mais atuais e com enorme impacto na saúde mental das populações, tais como as implicações do ensino à distância e dos suportes digitais no neurodesenvolvimento e as dificuldades do confinamento e de outros fatores desencadeadores de perturbações de medo, perda e ansiedade.

PUBLICIDADE

O seminário online do Curso de Artes do Espetáculo/Interpretação realizado sob o tema “As Artes e o Ensino Artístico em Tempos de Pandemia” juntou a participação da atriz de teatro e televisão, Paula Luiz, da artista Nádia Estadieu, da empresa “Universo dos Pequeninos” e da Diretora da Licenciatura em Teatro e Artes Performativas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Prof.ª Doutora Anabela Oliveira.

A possível restruturação da educação artística e a experiência de adaptação e capacidade empreendedora vivenciada pelos profissionais do mundo do espetáculo, nestes tempos de pandemia, foram os assuntos trazidos a este encontro, sob a moderação da diretora do curso de Artes do Espetáculo, Prof.ª Ana Morais. 

E porque a “Arte Salva Tudo”, indissociável, portanto, do crescimento social, intelectual, físico e emocional de qualquer ser humano, como referiu Anabela Oliveira, na perspetiva da atriz Paula Luiz sobre esta que “é uma época histórica”, onde os meios tecnológicos permitem continuar a divulgar a “arte em rede” fazem deste, um momento em que a “arte será pioneira na era digital”. A fortalecer esta visão, associaram-se o vice-presidente e vereador da cultura da Câmara Municipal de Tábua, Dr. Ricardo Cruz e Dr. António Oliveira, que destacaram a preocupação deste Município ao nível de infraestruturas e divulgação da cultura, quer na educação artística como em oficinas de palco em rede, enquanto formas de desenvolvimento destes territórios urbanos, potenciando assim o envolvimento e o acesso de todos às diversas formas de arte e expressões culturais que nesta fase pandémica assumem um papel insubstituível na vida das pessoas.

A sobrevivência e o triunfo das artes e do ensino artístico neste, que é agora, um palco virtual, está na criatividade e na confiança deste “fénix renascido”, como concluiu Carlos Campos, Coordenador do Pólo de Tábua da EPTOLIVA, porque “a Arte é a expressão da Humanidade”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com