Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

EPTO Futuros da EPTOLIVA promove o ambiente, aliando o design e ciência e reconhece papel fundamental da informática para o avanço tecnológico imediato

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-06-2020

Design, Ciência e Informática foram as áreas que marcaram a entrada no mês de junho, do ciclo de videoconferências EPTO FUTUROS 2020, promovidas pela EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, e que se prolongarão até ao final deste mês, a decorrer em seminários online em vídeo (webinar do Zoom) e transmitidas ao vivo em live streaming no Facebook, permitindo uma enorme interacção e partilha de experiência comprovadas pelas milhares de visualizações estas videoconferências têm tido nas várias redes sociais. 

PUBLICIDADE


E a comemorar o Dia Mundial do Ambiente, o Município de Oliveira do Hospital associou-se à EPTOLIVA no EPTO FUTUROS “DESIGN&SCIENCE na Era das Indústrias Sustentáveis – Missão 20|30”, assinalando o Dia dos Cursos de Técnico de Design/Design de Equipamento em articulação com a Ciência, uma área que há muito é indissociável do sucesso e qualidade do ensino da EPTOLIVA, corroborada pelas palavras do vice-presidente de Oliveira do Hospital, Dr. José Francisco Rolo, que a substantificou como “uma escola ciência, sustentável, criativa, inovadora, um espaço de sinergia que honra os Municípios de Oliveira do Hospital e Tábua e que honra a qualidade do ensino profissional em Portugal”. Também a Ex Ministra do Ambiente e atual presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Eng.ª Dulce Pássaro saudou esta iniciativa escolar e a sensibilidade com que o Município tem afirmado as questões ambientais no território.

Sustentabilidade Ambiental e Economia Circular foram os temas centrais deste seminário que reuniu um leque de convidados de várias áreas, com a moderação das Professoras Honorata Pereira e Helena Raimundo. Criar valor sustentável para a inovação nos modelos de negócio ancorada na estratégia de economia circular, foi a proposta apresentada por Suzana Alípio, Diretora Executiva da Associação Nacional de Jovens Empreendedores (ANJE), a que se associaram a estilista Maria Emília Durães, e o empresário Telmo Sancho, gestor da empresa “Móveis Sancho & Filhos, Lda. que reconheceram na sustentabilidade uma perspetiva estratégica e determinante para a modernização e competitividade das empresas. 

PUBLICIDADE

publicidade

A promoção da economia circular, enquanto conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais constitui-se a missão 20|30 de educação da EPTOLIVA. O desenvolvimento de projetos científicos e ambientais que promovem a bioeconomia, a economia circular e o eco-design têm trazido à EPTOLIVA o reconhecimento quer a nível nacional como internacional, enquanto metodologia adequada e dinâmica motivadora elogiadas por Sandra Canário Ribeiro, da Direção Geral de Educação – Redes de Clubes Ciência Viva na Escola, e Rosa Doran, presidente do Núcleo Interactivo de Astronomia.

Com a apresentação de vários projetos sobre o design de produtos e ciência projetados para vários ciclos de vida, economicamente viáveis e ecologicamente mais eficientes, a videoconferência Design&Science terminou com a Prof.ª Graça Silva, Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, que adjetivou a EPTOLIVA como a Escola de Futuro, onde o elo entre a comunidade e o meio empresarial é inseparável das suas práticas pedagógicas.

PUBLICIDADE

O Dia do Curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, sob o tema “Comunicação na Pandemia: A Resposta das Organizações promoveu para o efeito, o encontro de convidados de várias áreas e serviços que testemunharam as mudanças vivenciadas ao nível da informação e comunicação nas organizações. Com a moderação do professor Mário Pinto, o ensino à distância, a telemedicina, o teletrabalho, entre outras atividades foram os exemplos apresentados pelos respetivos convidados, Arquiteto Carlos Veiga, Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Eng.º Pedro Couceiro, Diretor dos Serviços Informáticos do Instituto Português de Oncologia de Coimbra e Dr. João Pita Negrão, Senior Manager on Work Transformation Logic na Deloitte Consulting. 

Neste período pandémico que nos entrou vida a dentro sem pedir licença, e após a questão “O que é que nós não teríamos feito, se não fosse a informática?”, desafiada pelo presidente da ADEPTOLIVA, Prof. Daniel Costa, este webinar foi conclusivo na certeza que a informática é uma área necessária e em franca ascensão no futuro. Como referiu Pedro Couceiro, esta situação trouxe a todos, uma oportunidade de evolução, porque “avançámos 10 anos ao nível de mentalidades”. Este “salto quântico” promoveu uma maior qualidade de trabalho, transformações significativas e mais seguras no espaço de socialização, ajustamentos de horários e a possibilidade de juntar mais pessoas num espaço virtual. Esta é uma oportunidade que decerto vamos aproveitar e tirar partido de algumas adaptações já conseguidas e “o Futuro é perceber como tudo poderá ser feito em controlo remoto”, como concluiu João Pita Negrão. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com