Coimbra

Seniores da Cáritas Coimbra ouviram atentamente histórias de Varela Pècurto

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 23-02-2019

Patente desde 19 de fevereiro no Centro Rainha Santa Isabel da Cáritas Diocesana de Coimbra, a exposição doconceituado fotógrafo Varela Pècurto tem recebido visitas durante toda a semana de utentes seniores, familiares ou de colaboradores.

PUBLICIDADE

No dia da sua inauguração o fotografo de 94 anos esteve presente nas instalações do Centro de Dia para falar sobre a exposição que trouxe junto deste público que, segundo o autor “não tem facilidade em aceder à arte”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na atenta plateia estiveram cerca de  50 utentes das respostas sociais de Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos. Alguns já conheciam o famoso fotógrafo que, como o próprio referiu, “é um alentejano que está presente em Coimbra há 68 anos”.  Contra a vontade dos pais, que queriam que este fosse para a universidade, decidiu enveredar pela carreira de fotógrafo e que hoje afirma ser muito boa.

Em 1950 realizou a sua primeira exposição fotográfica em Coimbra, contudo, ao longo da sua carreira verificou que em todas as exposições não havia a presença de cidadão mais velhos e, por isso, lembrou-se de as dedicar a esta faixa etária. Esta ideia foi agraciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

PUBLICIDADE

Eduardo Varela Pècurto levou os utentes numa viagem pela sua exposição dividida em dois grupos de fotografias de modo a diferenciar aquelas que estiveram expostas no mundo, em salões de arte fotográfica, e aquelas que foram tiradas no dia-a-dia da sua vida, de forma espontânea e a registar os momentos insólitos que presenciou. Estas últimas têm a intenção de criar diálogo com os visitantes e, por isso, o fotógrafo procedeu à apresentação e explicação de algumas, contando as histórias por trás daquelas captações fotográficas.

A Cáritas de Coimbra demonstrou todo o interesse em acolher esta iniciativa, uma vez que se integra no contexto das suas ações de estimulação cognitiva e preservação da memória, visando também incentivar o lazer na terceira idade e despertando os utentes para aspetos criativos e sociais, estimulando a comunicação e sensibilidade.

No dia 27 de fevereiro vai ser celebrado o Dia do Doente nas instalações do Centro Rainha Santa Isabel, reunindo cerca de 300 utentes mais velhos que foram também convidados a visitar a exposição.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE