Eventos

Enfermeiros difundem experiências de sucesso em Saúde Infantil e Pediatria

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 24-07-2013

Centenas de enfermeiros portugueses encontram-se a 11 e 12 de Outubro em Lisboa para partilhar experiências e práticas de sucesso em saúde infantil e pediátrica, e lançar o desafio para a sua difusão noutros serviços de saúde do país.

PUBLICIDADE

O “IV Encontro de Benchmarking” é organizado pela Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (MCEESIP) da Ordem dos Enfermeiros e surge num momento em que as dificuldades do país desafiam os profissionais a uma maior criatividade para responder às necessidades dos cidadãos e ao imperativo de melhoria da qualidade dos cuidados.
“Esta é uma oportunidade de divulgar as atividades que desenvolvem no terreno”, refere a EnfªMaria Amélia Monteiro, Presidente da MCEESIP, destacando que ao longo dos anos muitas das experiências partilhadas nestes Encontros tem sido replicadas por colegas, com benefícios na resposta do Serviço Nacional de Saúde.
O objetivo é a melhoria da qualidade de cuidados em saúde infantil e pediátrica. O conhecimento e partilha de experiências de sucesso pela comunidade de enfermeiros contribui para que possam ser replicadas, resultando daí ganhos em saúde para as crianças / famílias e maior visibilidade para a profissão e especialidade.
Nesta edição do Encontro a organização deu prioridade à discussão e aprofundamento de projetos que vão de encontro ao referencial dos Padrões de Qualidade Especializados em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem: a promoção da saúde, prevenção de complicações, o bem-estar e o autocuidado, a satisfação da criança jovem, a adaptação às condições de saúde e a organização dos cuidados de Enfermagem.
De acordo com a Enfª Maria Amélia Monteiro, muitos dos projetos apresentados nestes Encontros são desenvolvidos em Unidades dos Cuidados de Saúde Primários de todo o país.
Estas unidades são locais privilegiados para acompanhar crianças e famílias ao longo do ciclo de vida, fomentando estratégias de promoção de saúde e prevenção da doença e suas complicações, com particular referência para a necessidade de adotarem estilos de vida saudável de modo a atingirem os melhores padrões de saúde e bem-estar.
O “IV Encontro de Benchmarking”, sob o lema “Partilhar conhecimentos e experiências para melhor Cuidar em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica” é realizado pela primeira vez em Lisboa, depois das edições no Porto, Coimbra e Santa Maria da Feira. A última, realizada há dois anos, reuniu meio milhar de enfermeiros que concorreram com cerca de meia centena de projetos.
Os enfermeiros interessados em partilhar com os colegas as suas experiências de sucesso podem inscrever-se até ao próximo dia 30 do corrente mês de Julho, consultando o site da Ordem dos Enfermeiros e remetendo a sua candidatura para o e-mail: candidaturas2013.sip@ordemenfermeiros.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE