Coimbra

Enfermeiro e vigilante vão assegurar a abertura do Centro de Saúde de Miranda do Corvo até às 20:00

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-07-2019
 

A colocação de um enfermeiro em regime de avença e de um vigilante vão assegurar a abertura do Centro de Saúde de Miranda do Corvo até às 20:00, impedindo a redução do funcionamento, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro informa ter solicitado “autorização prévia para contratação de um enfermeiro em regime de avença, para obviar (…) situações de doença por parte do pessoal de enfermagem”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na segunda-feira, será colocado um vigilante na Unidade de Saúde Familiar (USF) Trilhos Dueça, para “garantir a segurança dos profissionais e dos utentes”, adianta a ARS.

“Estando garantidas estas condições, o horário normal de funcionamento da USF mantém-se, como habitualmente, até às 20:00”, esclarece.

PUBLICIDADE

Hoje, a Câmara de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, disse que pediu a intervenção da ministra da Saúde, Marta Temido, lamentando que a falta de enfermeiros e um profissional de segurança tenha levado esta USF do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte a reduzir o horário de funcionamento a partir de sexta-feira, dia em que passaria a encerrar às 18:00, duas horas mais cedo do que habitualmente.

O Centro de Saúde de Miranda do Corvo inclui duas unidades funcionais: a USF Trilhos Dueça, com 9.410 utentes inscritos, e uma Unidade dos Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), localizada em Semide, com 2.482 inscritos, segundo a nota.

“Reconhece-se a carência de enfermeiros, que (…) será suprida com a contratação de um enfermeiro”, refere a ARS, salientando que “a totalidade dos utentes do Centro de Saúde tem médico atribuído”.

No Centro de Saúde, trabalham oito médicos, oito enfermeiros e cinco administrativos, além de quatro médicos internos de especialidade de Medicina Geral e Familiar.

Dos oito enfermeiros, seis prestam serviço na USF. Destes, uma enfermeira está com horário reduzido por licença de amamentação, um encontra-se de baixa médica e mais uma enfermeira vai entrar igualmente de baixa no dia 01 de agosto, de acordo com a ARS.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE