Cidade

Encontros Mágicos até 22 de Setembro em Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-09-2019

Manuel Machado disse e está dito: “Declaro solenemente que está aberta a 23ª edição dos Encontros Mágicos”.

PUBLICIDADE

 

O presidente da Câmara de Coimbra falava na sessão de abertura dos Encontros Mágicos, que decorreu esta manhã nos Paços do Concelho, ato que contou com as presenças do produtor Luís de Matos e da vereador Carina Gomes.

PUBLICIDADE

Vinte artistas de três continentes  participam no Festival Internacional de Magia de Coimbra, que decorre  entre 17 e 22 de setembro.

PUBLICIDADE

publicidade

O produtor e diretor artístico dos Encontros Mágicos 2019, que atinge agora a sua 23.ª edição, Luís de Matos,  já expressou “a convicção de que Coimbra possa ser vista como um exemplo”, nesta área, a nível internacional.

Ligado à cidade desde os tempos em que frequentava o ensino superior, Luís de Matos, por escolha da autarquia liderada pelo socialista Manuel Machado, é o coordenador da equipa e do processo de candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Na sua opinião, os Encontros Mágicos “têm um formato e uma dimensão que podem ombrear com os desafios” que se colocam à eventual organização da Capital Europeia da Cultura pela cidade, dentro de oito anos.

A apresentação incluiu uma sessão de magia na Praça 8 de maio, em Coimbra.

Com a realização do Festival Internacional de Magia, importa que Coimbra possa ser reconhecida “como um exemplo” no acolhimento de eventos de envergadura internacional, defendeu.

Durante uma semana, “o que cá se faz acaba por ter eco também além-fronteiras”, segundo Luís de Matos.

“Dirigem-se a Coimbra pessoas que habitualmente não a visitam”, sublinhou o mágico.

O alargamento do festival a freguesias periféricas, como Antuzede, Trouxemil e São do João Campo, assim como a sua estreia no Terreiro da Erva, é outra das novidades da edição de 2019.

Os Encontros incluem a exposição de 15 obras do mágico e artista plástico brasileiro Fabrini Crisci, no Convento São Francisco.

O programa inclui ainda as galas internacionais no Convento de São Francisco, em Coimbra, aulas de magia, e o espetáculo Magia na Escuridão, concebido “para invisuais ou para sentir de olhos vendados”, apresentado pelo colombiano Juan Esteban Varela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE