Cidade

Encontros com Pais e Bebés na Escola Superior de Enfermagem

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-04-2015

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) inicia, a partir de quinta-feira (dia 23 de abril), um novo programa de recuperação pós-parto e cuidados ao recém-nascido, inserido no projeto “Terna Aventura”.

PUBLICIDADE

paternidade

Intitulado “Encontros com Pais e Bebés”, o programa compreende dez sessões que abordam questões como a promoção da recuperação física da mulher após o parto, a reorganização da vida conjugal e afetiva do casal, a amamentação e prevenção de complicações.

PUBLICIDADE

publicidade

A alimentação, sono e repouso do bebé e da mãe, a vigilância de saúde infantil (vacinas, avaliação de peso) e a segurança e prevenção de acidentes (prevenção da síndrome da morte súbita) são outras matérias tratadas nos“Encontros com Pais e Bebés”.

Também as competências/responsabilidades parentais e partilha de tarefas, e o papel dos avós e de outros familiares que pretendam melhorar as habilidades no cuidar do recém-nascido, encontram espaço neste programa desenvolvido por professores da ESEnfC, com a colaboração de estudantes do curso de licenciatura e da pós-licenciatura/mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia.

PUBLICIDADE

As sessões decorrem com grupos de casais e bebés e outros familiares, sendo privilegiada a partilha de experiências, o recurso a sessões práticas (exercícios de recuperação física, massagem infantil…) e a demonstrações de alguns equipamentos de segurança para o bebé e para a mãe.

«Se no decorrer da gravidez se verificou no casal um continuo ajuste às suas diferentes etapas, no pós-parto com a chegada do bebé essas mudanças serão ainda mais evidentes particularmente ao nível, das rotinas diárias do casal. Os programas de intervenção parental devem estar centrados na educação e no empoderamento dos casais para esta nova tarefa, a parentalidade, ajudando-os a ultrapassar as diversas dificuldades que possam surgir», afirma a equipa responsável pelo programa.

As sessões decorrem na ESEnfC – Polo B (Rua 5 de Outubro, junto ao Hospital Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em S. Martinho do Bispo), sempre às quintas-feiras (das 18h30 às 20h00)

As inscrições são feitas por telefone (927 501 116 ou 962 659 147), ou por correio eletrónico (ternaaventura@esenfc.pt – neste caso deve ser indicado nome e contacto telefónico).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE