Educação

Encontro junta professores de todo o país em Coimbra para pensar a educação

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-09-2022

Um encontro de professores de todo o país, que visa a partilha de práticas pedagógicas e tecnologias aplicadas à educação, é organizado pela Universidade de Coimbra (UC) nos dias 10 e 11 de março de 2023.

PUBLICIDADE

O “EdTech Summit Portugal 2023”, que acontece no Convento de São Francisco em articulação com outros espaços da cidade e da Universidade de Coimbra, conta com ‘workshops’ e conferencistas nacionais e internacionais do setor da educação.

Trata-se de uma iniciativa que visa “refletir sobre a educação que existe, a educação que se quer ter à luz dos desenvolvimentos que têm ocorrido, nomeadamente no domínio tecnológico”, disse hoje, na apresentação do evento, a vice-reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de Estudantes Pré-graduados, Cristina Albuquerque.

PUBLICIDADE

O EdTech Summit Portugal 2023 vai ter uma feira tecnológica de soluções adaptadas ao contexto da educação, para que as escolas possam conhecê-las e possam adaptá-las às suas necessidades.

Haverá um espaço de diálogo entre escolas, professores do ensino básico e secundário e empresas, para que as soluções “possam responder cada vez melhor” às necessidades que os professores têm no dia-a-dia.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com Cristina Albuquerque, esta iniciativa, já realizada noutros países, é “inédita em Portugal”.

“A ideia fundamental é conhecer aquilo que são as tecnologias adaptadas ao contexto da educação e a forma como essas tecnologias podem ajudar na concretização de novas metodologias, novas formas de ensinar e de aprender”, explicou.

A vice-reitora deu ainda nota de que têm surgido estudos que vêm acentuando a ideia de que educação do futuro será sem salas de aula, sem livros e sem professores.

“Esta ideia, de alguma forma preocupante, vem acentuar a necessidade de refletirmos, de forma cada vez mais profunda, sobre o que é que queremos para a educação em Portugal e no mundo”, acrescentou.

O evento procura o diálogo entre todas as instituições participantes e “pode ser muito importante” para determinar o novo paradigma de forma de articulação entre a tecnologia e a educação.

“Em primeiro lugar, a educação e a tecnologia como um meio e não como um fim”, reafirmou.

O evento será acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para os professores participantes na iniciativa.

Na sessão de apresentação pública do evento foram assinados vários protocolos de cooperação entre a Universidade de Coimbra e centros de formação de professores.

O programa do EdTech Summit Portugal 2023 deve ser divulgado em outubro ou novembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE