Empresas

Empresas Gazela da Região de Coimbra criam 556 postos de trabalho

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-06-2021

A região Centro conta, pela segunda vez, com mais de uma centena de empresas Gazela. São 119 empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios. Trata-se de uma reduzida percentagem do universo das empresas, mas estão presentes em todos os setores de atividade e diferenciam-se, também, pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco.

PUBLICIDADE

Das 119 empresas, 22 estão localizadas nos municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra: oito em Coimbra, três em Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e Oliveira do Hospital e uma em Cantanhede, Mealhada, Miranda do Corvo, Mortágua e Penacova. A CIM Região de Coimbra é, assim, a NUTS III com o segundo maior número de empresas Gazela em 2020 (a par com o Oeste, também com 22, e a seguir à CIM Região de Aveiro, que lidera com o maior número de empresa Gazela). 

De acordo com os apuramentos efetuados pela CCDRC, que pelo nono ano consecutivo faz esta distinção das Empresas Gazela na região, destacam-se os seguintes aspetos, para a CIM Região de Coimbra: 

PUBLICIDADE

O número de empresas Gazela identificadas na CIM Região de Coimbra aumentou ligeiramente face ao ano de 2019, passando de 21 para 22 empresas em 2020. 

Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo triplicado as pessoas ao serviço entre 2016 e 2019, passando de 168 trabalhadores para 556 trabalhadores na CIM Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O volume de negócios destas 22 empresas cresceu cerca de seis vezes entre 2016 e 2019, pois faturaram 7 milhões de euros em 2016 e 42 milhões de euros em 2019.

18 das 22 empresas são de pequena dimensão, três são microempresas e uma é de média dimensão.

Nove destas 22 empresas (41%) desenvolve as suas atividades no setor da construção, cinco empresas na indústria transformadora, quatro no comércio, três em atividades de consultoria e uma no setor do alojamento e restauração.

Em termos de distribuição geográfica estão disseminadas pelo território da CIM Região de Coimbra, repartindo-se por nove dos 19 municípios desta NUTS III: Coimbra (8), Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e Oliveira do Hospital (3 em cada) e Cantanhede, Mealhada, Miranda do Corvo, Mortágua e Penacova (uma, em cada). 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE